Confira a programação on-line da Mostra de Tiradentes

Veja a agenda cultural e as novidades destacadas por Variedades

25 de janeiro de 2024 às 5h06

img
Crédito: Divulgação/Mostra de Cinema de Tiradentes

Em sua 27ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes traz 33 filmes em sua programação on-line. As produções disponíveis fazem parte das mostras “Homenagem” e “Panorama” e podem ser acessadas gratuitamente na plataforma oficial até o próximo sábado (27). Além dos filmes, estão disponíveis debates temáticos, cinejornais com notícias do evento, cobertura fotográfica, conteúdos produzidos diretamente do evento e informações diversas sobre a Mostra Tiradentes.

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no País, a Mostra de Tiradentes apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais, com uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas.Toda a programação é gratuita.

“A empregada quase perfeita”

A programação da 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança leva para o palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas a peça “A empregada quase perfeita”. Você já imaginou se de repente descobrisse que a sua empregada é uma antiga namorada de seu marido? Essa é a trama do espetáculo que será apresentado no próximo sábado (27) e domingo (28), às 20h30. Os ingressos têm preço único de R$ 25 e podem ser adquiridos nos postos do Sinparc. A classificação é 14 anos.

A peça, dirigida por Juliano Maia, com texto de Ronaldo Ciambroni, autor da mais bem-sucedida comédia da capital, “Acredite, um espírito baixou em mim”, é diversão garantida. A história se inicia quando um casal resolve contratar uma empregada por meio de uma agência. Quando começa a trabalhar, a empregada percebe que o patrão é um antigo namorado e, a partir daí, ela toma a decisão de recuperar seu amor e transforma a vida dos seus empregadores numa verdadeira loucura. No elenco estão os atores Breno Gagliard, Rafael Landim, Bruno Alexander, Patricia Thomaz.

“Todo Mundo Cabe no Mundo”

O bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo”, que festeja a diversidade e a inclusão, vai animar a manhã do próximo domingo (28), na escadaria do Memorial Vale, na Praça da Liberdade, com apresentação marcada para as 10h30 (com intérprete de libras).

Idealizado pelo artista plástico Marcelo Xavier, a proposta do grupo é promover a inclusão das pessoas com deficiência no carnaval e massificar a mensagem de combate ao preconceito. Desde 2016, o bloco tem arrastado milhares de foliões pelas ruas do bairro Santa Efigênia, durante o Carnaval, em cortejos inclusivos que reúnem pessoas com deficiências.

“Todo mundo cabe no mundo” acolhe interessados com qualquer tipo de limitação, não apenas como foliões, mas em todas as esferas do bloco. A bateria, por exemplo, é aberta. Ela é composta por uma base de ritmistas mais profissionais, e o restante é para qualquer um que quiser tocar. A ideia de criação do bloco surgiu em 2012, a partir da iniciativa “Preconceito Zero – Todo Mundo Cabe no Mundo”, do artista plástico Marcelo Xavier e de um grupo interessado em tornar o mundo um lugar aberto e diverso.

Crédito: Sofia Cordeiro

“Caça aos tesouros da arte brasileira”

Até fevereiro, a Casa Fiat de Cultura oferece uma série de atividades gratuitas para toda a família. A maior parte das atividades especiais gira em torno da temática da exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 4 de fevereiro, que apresenta uma coleção rara de cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto, que passa pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos 20 e 21.

Durante as férias escolares, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público infantojuvenil e suas famílias a participarem de uma caça aos tesouros escondidos por Okè, a Montanha, na exposição “Caça aos tesouros da arte brasileira”. A atividade tem caráter coletivo e vai promover estímulos lúdicos para o aprendizado sobre o acervo artístico do MAP.

Desenvolvendo um trabalho em equipe, os participantes serão divididos em dois grupos que disputarão um troféu, desvendando pistas e interagindo com as obras presentes na galeria. A atividade acontece no próximo domingo (28), das 11h às 12h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do início do programa.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail