Novo percurso gratuito integra Circuito Vale de Trilhas

Espaço é ideal para quem deseja aproveitar a natureza, com um passeio encantador e sustentável
Novo percurso gratuito integra Circuito Vale de Trilhas
Biodiversidade da Trilha Capanema, entre Ouro Preto e Itabirito, é encantadora | Foto: Divulgação Vale

A região do Quadrilátero Ferrífero, bem perto de Belo Horizonte, reserva belezas naturais de encher os olhos. A Trilha Capanema é um novo percurso gratuito para quem quer explorar a região e está localizada entre os municípios de Ouro Preto e Itabirito. A nova rota vai ampliar as opções de lazer ao ar livre e, para a Vale – que inaugura a trilha neste sábado (31) – reforça o compromisso da companhia com a conservação ambiental, o turismo sustentável e a valorização do patrimônio natural de Minas Gerais.

Para quem quer se aventurar, a trilha tem 3,8 quilômetros de extensão por trecho: 7,6 quilômetros no total. Ela é considerada de nível intermediário de dificuldade e pode ser percorrida tanto a pé quanto de bicicleta. O trajeto atravessa áreas protegidas pela Vale e que reúnem importantes ecossistemas do Quadrilátero Ferrífero, como campos rupestres e ferruginosos, e também formações geológicas e atrativos naturais como as cachoeiras das Flechas, dos Arcos e do Fundo.

A entrada da Trilha Capanema fica a cerca de 1h30 da capital mineira e o acesso é pela BR-040, sentido Ouro Preto. Ela foi implantada em área da Vale e também em um trecho do Parque Nacional da Serra do Gandarela e, segundo a empresa, cumpre critérios de segurança e uso sustentável. A ideia é estimular atividades de educação ambiental, recreação e contemplação em uma das regiões consideradas de maior relevância em belezas naturais de Minas.

Rio na Trilha Capanema
Trilha tem percurso total de 7,6 quilõmetros e pode ser feita a pé ou de bike | Foto: Divulgação Vale

“A Trilha Capanema representa mais uma oportunidade para que moradores e visitantes conheçam e valorizem as riquezas naturais do nosso território. Ao ampliar o acesso a áreas preservadas, contribuímos para fortalecer a conexão das pessoas com o meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável da região”, destaca o gerente de Gestão Física de Imóveis Não Operacionais da Vale, Jorge Falrene.

Circuito Vale das Trilhas

A nova rota integra o Circuito Vale de Trilhas, parceria entre a Vale e o Projeto Trilhas voltada ao mapeamento, construção, manutenção e sinalização de percursos que conectam áreas naturais protegidas, atrativos turísticos e comunidades locais.
Segundo a Vale, desde 2024 a companhia vem promovendo a abertura de áreas verdes protegidas. São cerca de 650 quilômetros de trilhas ecológicas mapeadas e 47 quilômetros já construídas no padrão internacional de construção de trilhas de mountain bike, trekking e caminhadas. (Com informações da Vale)

Sobre o autor

Cláudia Duarte

Editora de Agronegócio e Variedades do Diário do Comércio. Graduada em jornalismo pela PUC Minas, pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação.