Variedades

Curtas DC Mais | 01/11

Dívida com o Fies

Mais de 500 mil estudantes que têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar o valor que devem. Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a renegociação foi aprovada ontem pelo Comitê Gestor do Fies. O valor total da dívida gira em torno de R$ 10 bilhões. A resolução que autoriza a renegociação deve ser publicada hoje no “Diário Oficial da União”. As regras serão definidas posteriormente, após reuniões com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que operacionalizam o financiamento. As renegociações poderão ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2019.

Prêmio Itaú Unicef

O Instituto Ramacrisna é finalista nacional do prêmio Itaú Unicef 2018. O projeto “De mãos dadas”, uma parceria da instituição com a Escola Municipal Desembargador Souza Lima, desenvolve projetos socioeducativos em horário integral para cerca de 200 crianças entre 6 e 13 anos. O instituto é o único de Minas Gerais na categoria “Parcerias em Ação” na disputa. Criada pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva há 59 anos, o Instituto Ramacrisna desenvolve projetos culturais, educacionais, aprendizagem, profissionalizantes, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e nove cidades do entorno.

Voluntariado empresarial

Com a proximidade do fim de ano, é chegada a hora das organizações começarem a planejar suas ações de Natal. Além das confraternizações e da tradicional distribuição de cestas, muitas empresas têm investido em ações de voluntariado empresarial. “Fazer o bem vai muito além de valores tangíveis. É uma forma muito positiva de finalizar o ano, renovar a esperança e fortalecer o programa de voluntariado empresarial”, afirma Marcelo Nonohay, diretor da MGN Consultoria – especializada em gestão de projetos para transformação social. O especialista explica que uma das formas mais gratificantes para ação de Natal em empresas é “adotar” uma criança e fazer uma sacolinha com itens de higiene pessoal, material escolar, além de brinquedos.

“Iluminação de Destaque”

A BHIP, concessionária responsável pela iluminação pública da Capital, entrega à população três pontos de destaque da cidade com projetos luminotécnicos totalmente reformulados: Praça do Papa, Praça Duque de Caxias e Mirante das Mangabeiras. Os locais integram a proposta “Iluminação de Destaque”, que vai repaginar 13 pontos notórios da cidade, iluminando melhor e valorizando ainda mais os espaços e monumentos. Além dos três pontos citados, a Praça da Liberdade está passando por intervenções e terá um novo layout, como reposicionamento das luminárias e dezenas de novos pontos de iluminação

Uso de indumentária

Para muitas culturas, as roupas, adereços e pinturas corporais são traços identitários, de uso cotidiano e que, portanto, precisam ser garantidas e respeitadas. Nessa perspectiva, tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte o Projeto de Lei 465/17, que determina a proteção ao uso de indumentária e aos modos de se portar típicos e tradicionais, de qualquer povo ou comunidade, nos espaços públicos. Para isso, o projeto estabelece penalidades para possíveis atos discriminatórios. Em análise na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Casa, a Emenda nº 1, que acompanha o PL, suspendendo uma das punições previstas, recebeu parecer favorável a sua constitucionalidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas