As mãos que conduzem a sociedade

Joel Paschoalin *
Neste mês em que é comemorado o Dia do Motorista, o momento é de homenagear e reconhecer o papel de importância que essa profissão representa no desenvolvimento das cidades e integração das pessoas. O motorista é considerado um dos principais condutores do crescimento de uma sociedade. Afinal, um único dia sem ônibus transitando nas cidades, por exemplo, representaria a paralisação do País; bilhões de reais deixariam de ser gerados e, acima de tudo, vidas não teriam suas necessidades atendidas.
Em Belo Horizonte, existem mais de 7 mil motoristas que mantêm rodando, diariamente, aproximadamente 3 mil ônibus, realizando 23 mil viagens e percorrendo 440 mil quilômetros. Sob sua responsabilidade, estão a segurança e o conforto de 1,4 milhão de usuários, que têm o direito de ir e vir com agilidade, segurança e respeito.
É com grande orgulho e satisfação que nosso sindicato homenageia esses profissionais que participam intensamente da vida de toda a sociedade belo-horizontina, oferecendo à comunidade um serviço de transporte coletivo de qualidade. Tudo isso com profissionalismo e dedicação, qualidades que devem ser reconhecidas sempre e incentivadas permanentemente por intermédio de treinamentos e cursos de qualificação. Afinal, eles são capacitados para atender cada um dos usuários com o respeito e a gentileza merecidos.
Os motoristas também passam por treinamento introdutório e de integração, treinamento sobre o regulamento interno da empresa e o regulamento operacional do sistema de transporte coletivo da Capital, treinamentos técnico-operacionais diferenciados segundo a função a ser exercida, cursos de reciclagem após o retorno de férias e treinamentos específicos para operadores candidatos a receberem promoção.
Além disso, são treinados para buscar melhoria e modernização do sistema de transporte coletivo, para a adequação a novas tecnologias e para o aprimoramento de práticas e relações pessoais e profissionais com os usuários, agentes de trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas dos demais veículos no trânsito.
A data é importante para ressaltar o valor do trabalho e empenho desses profissionais, que são fundamentais no cotidiano da população. Essa é uma categoria com muitas responsabilidades e histórias. Por isso, esse é mais um momento especial para homenagearmos esses homens e mulheres que ganham a vida com muito empenho e dignidade.
No dia 25 de julho, motoristas que atuam em empresas associadas ao SetraBH foram destaque na categoria Transporte Coletivo de Passageiros Urbanos do 59º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão, organizado pelo Detran-MG. Entre os agraciados estão Sanduilson Lúcio da Silva, motorista da empresa São Cristovão Transportes, em primeiro lugar, e José Vicente Filho, da Auto Omnibus Nova Suissa, em segundo lugar. Com a premiação, os motoristas se sentem incentivados a fazer o melhor a cada dia e a população, com certeza, é a beneficiada.
*Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH)
Ouça a rádio de Minas