Veja a programação de eventos que acontecem em BH!
CMBH homenageia Diário do Comércio
Nesta quinta-feira, 1º de junho, exatamente na data em que se comemora o Dia da Imprensa no Brasil, a Câmara Municipal de Belo Horizonte irá homenagear o DIÁRIO DO COMÉRCIO. Será realizada a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em homenagem aos 90 anos do jornal.
A reunião solene será às 19h no Plenário Amynthas de Barros. A homenagem é uma indicação do vereador Wilsinho da Tabu e será transmitida ao vivo pelo Portal da CMBH e pelo canal da Câmara no YouTube.
Crônicas da vida política em livro
O ex-deputado Antônio de Faria Lopes lançará o livro “A História que se repete – crônicas de 30 anos da vida política brasileira”, no próximo dia 10 de junho, das 10h às 12h, na Livraria Jenipapo (rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi, BH). O autor receberá os amigos para uma manhã de autógrafos da obra.
Exposição Culturas de resistência
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Culturas de resistência – Substratos transformadores’, no domingo (4), às 10h, no Saguão da Reitoria UFMG.
A entrada é gratuita e tem a classificação livre. A mostra tem curadoria de Fabrício Fernandino, curadoria adjunta de Mateus Souza, e é constituída por cinco núcleos temáticos: ‘Módulo Institucional’, ‘Tenacidade – O sertão das gerais’, ‘Resistência – O Vale do Jequitinhonha’, ‘Consciência – Raízes africanas’ e ‘Diversidade – luta e utopia dos povos originários’, com curadorias específicas.
A partir da noção de resistência cultural, a exposição reúne um conjunto de obras de arte entre desenhos, pinturas, gravuras, manuscritos, registros audiovisuais, fotolitos, instalações, objetos artesanais, sites interativos, podcasts, fotografias e publicações dos acervos da universidade, que poderão ser vistas até 27 de novembro de 2023.
Palestra Racismo e saúde mental
Hoje, às 18h, será realizada mais uma palestra gratuita, on-line e aberta ao público em geral do Calendário de Diversidades, promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva.
O tema desse mês é “Como o racismo influencia na saúde mental da população preta” e contará com a presença Ruth Pires e Maria Beatriz Neri. Ruth é psicóloga clínica que atua com questões de raça, gênero e sexualidade. Maria Beatriz é também psicóloga clínica e faz parte da equipe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) da instituição. De acordo com Maria, a palestra deste mês traz alguns pontos que precisam ser discutidos.
“A construção da autoestima da pessoa preta, a luta por direitos, como é vivenciado o racismo hoje em nossa sociedade e qual o papel da branquitude na luta antirracista são questões de extrema importância. Essas discussões ajudam a combater o preconceito”, explica a psicóloga. Informações no Sympla.
Ouça a rádio de Minas