Variedades

Fundação Clóvis Salgado inicia processo para reformar a Serraria Souza Pinto

Gestores, artistas e profissionais do setor cultural podem contribuir com propostas de apoio à iniciativa
Fundação Clóvis Salgado inicia processo para reformar a Serraria Souza Pinto
Processo de concessão da Serraria Souza Pinto terá encontros com a sociedade civil para tirar dúvidas | Crédito: Adobe Stock / Edson

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) abriu, nesta terça-feira, uma consulta pública a respeito de possíveis serviços de reforma e operação na Serraria Souza Pinto, cartão-postal de Belo Horizonte. Como gestora do equipamento cultural desde 1997, a entidade planeja realizar reformas significativas nos próximos anos.

Com investimento mínimo de R$ 11,7 milhões em infraestrutura, o projeto inclui intervenções obrigatórias e reinvestimentos a cada cinco anos. Dentre as melhorias previstas, entretanto, estão a revisão geral das instalações, adequações elétricas, drenagem e acessibilidade.

Nos primeiros dois anos, serão realizados investimentos no sistema de segurança e circuito fechado de TVs. Haverá também a pavimentação e drenagem do pátio descoberto, correção de infiltrações, acessibilidade, gerenciamento de risco e laudo de Prevenção contra Descarga Elétrica (SPDA), além da revitalização dos muros.

Local deve fortalecer calendário de turismo e eventos

De acordo com a FCS, as intervenções no prédio que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), pretendem fomentar novos investimentos. Uma licitação será aberta, e o vencedor ficará responsável por conduzir a gestão direta ou indireta de produtos, serviços, espetáculos, shows e outros eventos. Contudo, a FCS continuará responsável pelo fomento, produção e difusão das artes no âmbito estadual, além de gerir e fiscalizar os contratos da Serraria durante 30 anos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Como participar da consulta pública?

Para participar do processo de escuta pública, um formulário ficará disponível até o dia 4 de agosto no site da Fundação Clóvis Salgado. O formulário é destinado a gestores, artistas e profissionais do setor cultural para a apresentação de dúvidas e sugestões que tenham ligação com a pauta. O regulamento, assim como o formulário, pode ser acessado também clicando aqui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas