Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta-feira (06/03)!

O Memorial Vale traz na primeira semana de julho duas apresentações musicais muito especiais e uma oficina para crianças
Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta-feira (06/03)!
Crédito: Biblioteca Estadual de MG / Divulgação

Sempre Um Papo

O professor e pesquisador Luiz Alberto Oliveira participa do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, para falar sobre o tema “O espírito e a criação de mundos”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece hoje, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla. No mundo contemporâneo, por um lado, a disseminação dos meios ultravelozes de comunicação e transporte abole, em termos práticos, as separações espaciais. Por outro lado, as potências de produção em escala mundial são organizadas, dinamizadas e orientadas pelo capital, que homogeniza os reinos da natureza e lineariza os domínios humanos. Luiz Alberto Oliveira é físico, doutor em cosmologia, pesquisador do Laboratório de Cosmologia Física Experimental de Altas Energias e professor de história e filosofia da ciência do Centro de Pesquisas Físicas – CBPF/CNPq.

Entre a distopia e o cotidiano

A turma da manhã do curso técnico de teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) apresenta o espetáculo de formatura intitulado “Nuvem”. Dirigida por Rogério Araújo, a peça será apresentada na Fundação Nacional de Artes (Funarte) a partir de hoje e até domingo (9) e de 12 a 16 de julho, sempre às 19h. A entrada é gratuita, e a classificação livre. O espetáculo trata de um lugar, entre a distopia e o cotidiano, onde quatro pessoas são pagas para treinar uma inteligência artificial. Acompanha-se, então, a rotina dessas figuras que alternam entre o cumprimento de suas tarefas e momentos de convívio dentro dessa empresa. À medida que os episódios avançam, explicitam-se os esforços e tropeços dos quatro na tentativa de equilibrarem suas necessidades e ambições e toda sorte – ou falta dela – a que estão expostos nesse ambiente de trabalho que, à primeira vista, se apresenta com ares ultracontemporâneos, como um lugar preocupado com o bem-estar de seus funcionários.

Música no Memorial Vale

O Memorial Vale traz na primeira semana de julho duas apresentações musicais muito especiais e uma oficina para crianças. Hoje, às 20 horas acontece a despedida da cantora Chon Tai com o show “At Last, But Not The Last/’. Chon fará sua última apresentação em terras brasileiras antes de se mudar para outro país. No domingo (9), às 10h30, haverá a oficina da artista plástica Luiza Alcântara que vai ensinar crianças a desenharem e brincarem com o vento. E também no próximo domingo, às 12h, a Gerais Big Band, da Escola de Música da UFMG, se apresenta na escadaria de entrada do Memorial Vale, dentro do Festival “Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil”. Aos finais de semana (sábado das 11h às 13h e domingo das 13h às 15h) o Educativo do Memorial Vale convida para uma imersão nas obras do videomaker Eder Santos que estão em sua exposição Retro/Ativa, criando projeções com desenhos em placas acrílicas e exibindo na parede com um projetor desenvolvido pelo Educativo.

Projeto “Respira”

Com o objetivo de promover o bem-estar com atividades culturais, informativas e de relaxamento durante o horário de almoço dos trabalhadores do Centro de Belo Horizonte, o Sesc Palladium apresenta o “Respira: pausa; descanso; cultura”, um projeto que integra apresentações artísticas, atividades de lazer e disponibilização de espaços para descanso às quintas e sextas-feiras. O projeto terá programação diversificada e totalmente gratuita no mês de julho, com música, cinema e oficinas criativas no foyer acessado pela rua Rio de Janeiro, no Sesc Palladium. Hoje haverá a Oficina de Bordado com o Sesc + 60 Santa Quitéria. A atividade tem objetivo de ensinar técnicas e práticas dessa arte que decora tecidos com letras e desenhos. Os participantes poderão confeccionar e levar para casa um marca-páginas bordado. Amanhã, será exibido o longa-metragem “As invisíveis”. Lançada em 2020, essa comédia francesa conta a história de assistentes sociais que fazem de tudo para evitar o desamparo das moradoras de um abrigo para mulheres sem-teto que está prestes a fechar as portas em virtude de uma decisão municipal.

Boris Feldman no Palavra Cruzada

Pensou-se em carro e Boris Feldman já vem à mente. O jornalista se tornou uma referência do setor automobilístico. Formado em comunicação e engenharia, ganhou espaço na TV, jornais e revistas tornando o mundo motorizado mais próximo das pessoas. A vida de Feldman é repleta de curiosidades que não se restringem às quatro rodas. Ele escreveu livros, foi piloto de rali e voluntário em Israel, após a Guerra dos Seis Dias. Essas são algumas das experiências que compartilha com o público no programa Palavra Cruzada, da Rede Minas, hoje, às 22h. Com apresentação de Daniela Murad, a atração também conta com a participação do jornalista Paolo Xavier. O Palavra Cruzada pode ser acompanhado no mesmo horário no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas