Variedades

Festival de Inverno agita Sabará até o dia 22

O projeto também oferece oficinas gratuitas de dança e circo, durante três dias; entrada para o Festival de Inverno é 100% gratuita
Festival de Inverno agita Sabará até o dia 22
Na primeira edição, realizada em 2019 através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento foi um marco na formação de público| Crédito: Festival de Inverno/Divulgação

A histórica cidade de Sabará, a 20 km de Belo Horizonte, recebe o Festival de Inverno com muitas atrações. Até o próximo dia 22, as ruas serão tomadas por arte, cultura e inclusão social. Realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura o evento surgiu pela experiência positiva de realização de projetos como esse em outras localidades de Minas Gerais e do Brasil. Sabará é a terra natal da JH Eventos, realizadora do Festival, que tem orgulho de ser sabarense e entregará para a população as diferentes formas de fazer cultura valorizando a cidade como cenário e descentralizando as atividades, levando arte e entretenimento para dentro dos bairros.

Na primeira edição, realizada em 2019 através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento foi um marco na formação de público, levando mais de dez apresentações de artes cênicas aos bairros da cidade e cultura para todos. “O evento visa descentralizar a disseminação da cultura na cidade com programação tanto no centro histórico, como também nos bairros como Nossa Senhora do Ó, Santo Antônio de Roça Grande, Pompéu, Fátima, Borges, Nações Unidas e General Carneiro. “Estamos na expectativa de ampliar o acesso à cultura, fundamental para a transformação social e desenvolvimento pessoal, para todos os expectadores”, afirma Jorge Luis Costa, produtor do evento.

As apresentações de artes cênicas terão intérprete de libras e grandes grupos como Maria Cutia, com o espetáculo o Auto da Compadecida, uma obra de Ariano Suassuna em uma super montagem no Largo do Ó, Grupo Atrás do Pano, Tio Girafa, Construindo Sonhos, Cia Circense e Do Ré Mirim. A música instrumental acontecerá com a Orquestra e Coral da Sociedade Musical Santa Cecília em uma apresentação inédita na Praça Melo Viana e a Banda Benício Moreira, encerra a programação no especial do Festival de Inverno – Cordas e Tom. O projeto também oferece oficinas gratuitas de dança e circo, durante três dias.

As inscrições para a oficina de dança poderão ser feitas pelo Sympla, no Instagram @festivaldeinvernosabara . A oficina terá 20 vagas. Já a oficina de circo será direcionada a pessoas com mobilidade reduzida, espectros, síndromes ou doenças que geram limitações e o público previamente selecionado, também com 20 vagas. O evento é 100% gratuito.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas