Veja os destaques da agenda de eventos desta sexta (21/07)!

Bate-papo com Toninho Horta
O grupo cultural Samba Queixinho convida para um bate papo musical hoje com Toninho Horta, às 19h30, sobre música e o coletivo Clube da Esquina, no auditório da Cemig (avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho). A entrada é gratuita e é preciso retirar os ingressos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/bate-papo-musical-com-toninho-horta-coletivart/2073305).E o Samba Queixinho aproveita para alertar que são os últimos dias para visitar as obras dos 76 artistas do Coletivo Libertas, na exposição “Coletivarte: Encontro de Expressões”, que fica até o dia 28 de julho. A exposição pode ser vista de 8h às 18 horas, na Galeria de Arte da Cemig. Toninho Horta leva na bagagem cerca de 30 discos gravados e já tocou e gravou com músicos renomados em mais de 40 países. É considerado hoje um dos maiores guitarristas de jazz do mundo, sendo muito aclamado e respeitado internacionalmente. Mais de 80 músicas foram feitas em sua homenagem por artistas em todo o mundo.
Figurinos icônicos de óperas
Durante as apresentações de “Viva Ópera: espetáculo dos clássicos operísticos”, até o próximo domingo, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, a Fundação Clóvis Salgado e o Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado (CTPF) apresentam ao público uma mostra dos figurinos que fizeram parte de montagens icônicas apresentadas no Palácio das Artes ao longo de 50 anos. Parte do acervo do centro integra a mostra “CTPF: Para Dar Vida à Ópera”. No foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o público vai conferir figurinos originais das óperas “A Flauta Mágica” (1984 e 2022), “Lucia di Lammermoor” (1985), “Don Giovanni” (1998), “Carmen” (1999), “Ainda” (2001), “Turandot” (2004), “Nabucco” (2011), “Viúva Alegre” (2012), “Madame Butterfly” (2013), “Rigoletto” (2014), “Romeu e Julieta” (2016), “Norma” (2017) e “Aleijadinho” (2022). A mostra pode ser visitada pelo público que adquiriu ingressos para a montagem “Viva Ópera: espetáculo dos clássicos operísticos”, hoje e amanhã, às 19h30, e no domingo, a partir das 18h.
Festival de Teatro Infantil
O universo mágico dos contos de fadas e os personagens de clássicos infantis vão sair dos livros diretamente para o Pátio Savassi nestas férias de julho. Até o próximo dia 30, sempre às 17h, o teatro do shopping recebe uma série de espetáculos da Cyntilante Produções, preparados especialmente para os pequenos. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada) e estão disponíveis no aplicativo Multi. A atração de hoje é “Rainha da Neve”, espetáculo vencedor do prêmio Copasa/Sinparc 2017 de Maior Público do Teatro Infantil em Minas Gerais. A história, que une música ao vivo aliada ao visual impecável dos personagens, gira em torno de duas irmãs na luta entre o bem e o mal para quebrar o feitiço do inverno eterno. Amanhã será a vez de “Os Saltimbancos” e, no domingo, haverá nova apresentação de “Branca de Neve”.
Futebol feminino
A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 já começou e as atletas brasileiras estão lá, na busca pelo título. E, daqui, o programa Brasil das Gerais, da Rede Minas, apresenta edição dedicada ao futebol feito por mulheres, hoje, às 17h. Teoria e prática se unem na telinha da emissora para tratar do assunto. Nesse equilíbrio, a presença da atleta Thaynara Faria traz a vivência feminina nos gramados, enquanto a jornalista e pesquisadora, Rafaela Souza, fala do cenário atual do esporte e das jogadoras. Thaynara Faria é goleira e estudante de educação física. Já atuou nos Estados Unidos, a convite da Cloud County Community College, que, em 2019, ofereceu bolsa de estudos para a atleta devido às suas habilidades em campo. Ela traz para o programa suas taças e camisas dos times pelos quais passou. Já Rafaela Souza faz mestrado na UFMG e está vinculada ao Coletivo Marta, que trabalha na interseção entre a comunicação e o esporte, em diálogo com a cultura e a política, focalizando a invisibilidade das mulheres.
Prêmio literário da PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBHO reabriu as inscrições para o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2023. Com o novo prazo, as inscrições podem ser feitas a partir de hoje e até 5 de setembro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na avenida Augusto de Lima, 30, Centro, na sala da Gerência Administrativa e Logística (5º andar). Também serão aceitos envelopes postados nos Correios até a data limite para inscrição. A reabertura do Concurso Literário mais antigo do país foi publicada no Diário Oficial do Município na edição da última terça-feira (18). A republicação do edital e a abertura de um novo prazo para inscrições das obras foram necessárias devido a alteração de normas para as obras da categoria “Poesia”. Também houve uma alteração na documentação obrigatória para habilitação das obras nas duas categorias do Concurso. As obras já recebidas, levando em conta o prazo anterior do edital, serão consideradas como inscrições válidas. Nestes casos, a comissão julgadora irá solicitar aos proponentes o envio da documentação alterada na Etapa 2 – Habilitação. O edital está disponível para consulta na íntegra no Portal da PBH.
Ouça a rádio de Minas