Variedades

Casa Branca realiza o Barracão Blues

O Barracão Blues será realizado hoje, às 20h no Barracão de Antiguidades e Artes; os ingressos custam R$ 50 e estão disponíveis na Sympla
Casa Branca realiza o Barracão Blues
Com sua voz marcante, Lorenzo Thompson promete uma noite inesquecível | Crédito: JP Sofranz

O povoado de Casa Branca, região montanhosa famosa de Brumadinho por sua beleza e que fica a menos de uma hora de Belo Horizonte, é um bom destino para este final de semana. Vem aí o Barracão Blues que terá como atração um dos grandes nomes do blues mundial, o norte-americano Lorenzo Thompson, que virá diretamente de Chicago (EUA). O evento será realizado hoje, às 20h no Barracão de Antiguidades e Artes, um dos locais mais interessantes e badalados da região, localizado na rua Canela de Ema, número 20. O show é fruto da parceria do Rota do Blues, Marques Produções e Marcos Kaoy.

O show do vibrante e envolvente bluesman resgata a essência da música negra norte-americana por meio de canções autorais e grandes clássicos do blues. Com sua voz marcante, Lorenzo Thompson promete uma noite inesquecível. Ele será acompanhado por Bruno Marques Band, formado por Bruno Marques (guitarra), Caio Valente (baixo), All Prat (teclados), Christian Weber (bateria), Breno Mendonça (sax) e Marco Lima (trompete). Haverá também a participação especial do gaitista, artista plástico e proprietário do Barracão de Antiguidades e Artes, Marcos Kaoy.

Nascido em Greenwood, no Mississippi (EUA), nos anos 50, Lorenzo Thompson mudou-se para Chicago com sua família aos cinco anos. Como muitos jovens de Chicago, sua primeira experiência de canto foi no coral da igreja Nos últimos 18 anos, o artista tem se apresentando por todo circuito de blues americano. Ele já tocou com grandes nomes como Willie Kent, Melvin Taylor, Buddy Scott, Lurrie Bell, Iceman Robinson, Lee Robinson, Jimmy Burns, entre outros. Já se apresentou em festivais importantes ao lado de artistas consagrados como Son Seals, Koko Taylor, Huey Lewis and The News e Lonnie Brooks. Também excursionou pela Europa. Em sua rota na América do Sul estão o Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.

“É uma honra receber Lorenzo Thompson, um grande artista, no Barracão de Antiguidades e Arte, que fomenta o blues há nove anos. O show dele será, sem dúvida, sensacional, marcante e de muita entrega”, diz Kaoy.

Gastronomia

Além da música, a gastronomia também será um dos destaques da noite. Os visitantes poderão apreciar petiscos especiais inspirados na tradição norte-americana da região do Delta, onde nasceu o blues. São eles: “Mary Hoover’s – Pork Rib” (costelas de porco à moda do Delta), “Crab Scone” (bolinhos de caranguejo à moda do Delta) e Mashed Potatoes whit Red Eye Gravy” (purê de batata com molho red-eye). As iguarias serão elaboradas pelo chef Luigi Russo, um dos fundadores do Restaurante Coletivo em Casa Branca.

Outra atração será a mostra “Um Olhar Sobre o Blues”, de autoria de Marcos Kaoy. As telas, criadas com colagens em 3D e matérias-primas recicladas, como pedaços de instrumentos musicais e discos, se transformam em preciosidades nas mãos do artista plástico. As peças, que foram destaques em grandes festivais do gênero, estarão à venda na ocasião. 

Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos no site do Sympla ou no Barracão de Antiguidades e Artes no dia do evento. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 99952-2045.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas