Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos deste sábado (29/07)!

Veja os destaques da agenda de eventos deste sábado (29/07)!
No sábado (29), ÀS 16H30, Luiza Lara, que esteve no The Voice Brasil, apresenta o “Mulheres do Brasil” | Crédito: MMGV/Divulgação

“Tributo Três Tenores”

Considerado um dos maiores intérpretes do Brasil com apresentações em mais de 40 países pelo mundo, o cantor Thiago Arancam desembarca em Belo Horizonte no sábado (29) para a apresentação de sua nova turnê “Tributo Três Tenores”. O espetáculo acontece no palco do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), a partir das 21h, e presta uma verdadeira homenagem ao trio formado por José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, que projetou a música clássica para o mundo. Os ingressos já estão à venda por meio da plataforma Eventim. Neste novo show, que traz cenografia assinada pelo artista plástico Jotape (reconhecido internacionalmente pela intensidade de sua arte e um estilo único de criação), Arancam revive momentos especiais da carreira e, através do repertório, relembra o estrondoso sucesso do trio, reforçando que a música clássica pode alcançar todos os públicos e ganhar novos espaços. O público irá se encantar ao som de sucessos mundiais como “O sole mio”, de Giovanni Capurro; “Nessun Dorma”, de Giacomo Puccini, “Granada”; de Agustín Lara; “Perhaps Love”, de John Denver, entre outros.

Destruição da natureza

O filósofo Vladimir Safatle participa do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, para falar sobre o tema “Outra destruição da natureza é possível”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece na segunda-feira (31), às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla. Vladimir Safatle defende a tese de que as crises nas quais nos encontramos (crise ecológica, demográfica, socioeconômica, política, psíquica, epistêmica) não pedem uma “nova aliança” com a natureza, mas uma “nova destruição” da natureza, não no sentido de destruição física, mas de destruição do sistema de dicotomias que anima nossa metafísica e justifica as separações e dicotomias que acabaram por preparar a degradação material do sistema dos viventes.

“Mulheres do Brasil”

O Memorial Vale recebe shows de duas mulheres muito especiais. No sábado (29), ÀS 16H30, Luiza Lara, que esteve no The Voice Brasil, apresenta o “Mulheres do Brasil”, que homenageia cantoras brasileiras; e no domingo (30), às 11h, Thamiris Cunha faz o show dançante “Raízes”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. As apresentações são gratuitas e integram os projetos Memorial Mulheres e Memorial Instrumental, respectivamente. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Luiza Lara é cantora, fonoaudióloga especialista em voz e preparadora vocal. Entre as realizações de maior destaque em sua carreira estão a conquista do prêmio. Thamiris Cunha é clarinetista e compositora. Sua ligação com o universo musical está diretamente relacionada a suas raízes familiares. Filha de músicos, iniciou seus estudos na Banda Santo Antônio, de Contagem.

Peça infantil no Teatro Marília

O Teatro Marília recebe neste sábado (28) e domingo (30), às 16h30, a peça “Wandinha – Mistérios em Nunca Mais”, uma adaptação da série de grande sucesso para o teatro infantil, produzida pela Duart Produções. A peça retrata a amizade entre a protagonista e sua colega de classe, Enid. Os ingressos custam a partir de R$30 (meia) e R$60 (inteira), e podem ser adquiridos no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos teatros públicos municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. Wandinha Addams se mostra uma adolescente sarcástica, apática e muito inteligente, que foi expulsa de sua antiga escola. Com isso, seus pais decidem enviá-la para o Colégio Nunca Mais, um lugar misterioso e sombrio que esconde segredos. Addams, curiosa por natureza, decide investigar os mistérios que assombram a escola. Ela não demonstra sentimentos facilmente, mas encontra, em Enid, uma pessoa extrovertida e enérgica, uma amiga em que pode confiar. Juntas, elas vão enfrentar perigosas situações, criando um laço de amizade forte e duradouro.

Oficina de dança

“Espiralar”, oficina de dança conduzida pelos artistas educadores Bárbara Maia e Victor Pedrosa, com intervenções sonoras do músico educador Gustavo Felix, pretende criar condições de aprendizagem em dança nas quais a visão não seja priorizada. A atividade é gratuita e vai acontecer no sábado (29), de 9h às 12h, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. As inscrições devem ser feitas através do formulário disponível em http://bit.ly/espiralar2023 e é aberta ao público em geral. «Espiralar» é uma pesquisa de movimento que Bárbara Maia vem desenvolvendo e que, neste momento, conflui com as investigações de Victor Pedrosa e Gustavo Felix. A iniciativa vai propiciar aos participantes gerar estados de presença, criar confiança nos corpos e aguçar as percepções sobre si em relação às outras pessoas. Pessoas interessadas nas possibilidades de movimento, a partir dos 18 anos de idade, incluindo pessoas cegas e/ou com baixa visão, podem participar da oficina. Cada turma terá 20 participantes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas