Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (11/08)!

Badi Assad e Déa Trancoso
A paulista Badi Assad e a mineira Déa Trancoso se encontram em “Mulheres Que Dizem Som”, show inédito que celebra a trajetória dessas duas “cantautoras” parceiras de longa data. A comemoração acontece hoje, às 20 horas, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes. Os ingressos são gratuitos, com distribuição no local. Desde que participaram, em 2019, do projeto Sonora Brasil, pelo Sesc, viajando por mais de 100 cidades brasileiras, com o show “Líricas Femininas”, havia a promessa de criar um novo projeto juntas. Aí, veio a pandemia e o projeto ficou suspenso no ar, aguardando uma oportunidade surgir no horizonte. No repertório estão canções das duas compositoras como “Meu colo, tua casa” (Badi Assad e Déa Trancoso), “Feminina” (Badi Assad) e “Vagarosa” (Déa Trancoso), e também clássicos da música brasileira como “Ponta de areia” (Milton Nascimento).
Projeto de dança US4
O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe hoje e amanhã, às 20h, e no domingo (13), às 19h, a 5ª edição do Projeto US4. Idealizado pelo Ballet Jovem Minas Gerais, o projeto visa estimular a produção e divulgar o trabalho de jovens que almejam seguir a carreira de coreógrafo. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A cada edição, o Projeto US4 convida quatro artistas que desenvolvem suas criações com os bailarinos do Ballet Jovem Minas Gerais e, ao fim do processo, elas são apresentadas ao público. Nesta edição, os coreógrafos convidados são Christiano Castro e Maxmiler Junio, com “rUMo”; Isadora Brandão, com “Como Se Fosse Amor”; Rudson Rocha, com “Baile Jeans MientrasDura”; e Fred Veiga, com “E.L.A”. As apresentações trazem quatro pontos de vista, quatro propostas de qualidade de movimento ou linguagem da dança e quatro processos de criação que acontecem simultaneamente no palco.
Novo espetáculo do Grupo Trampulim
O Grupo Trampulim estreia sua nova montagem “Casamento”. Dirigida pelo mexicano José Luis Saldaña, a peça leva para a cena, com humor e muito improviso, as batalhas, desafios e delicadezas da história de união dos palhaços Benedita Jacarandá (Adriana Morales) e Sabonete (Tiago Mafra). A peça será apresentada hoje, às 20h, na ZAP 18 ((rua João Donada, 18, Santa Terezinha) e amanhã, às 19h, no C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa e Armatrux ((rua Himalaia, 69, Vale do Sol, Nova Lima). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla ou na bilheteria dos espaços, uma hora antes da sessão. “Há quem diga que nos encontramos na mesma maternidade, pois nossa diferença de nascimento é de apenas dois dias”, brinca Adriana Morales, atriz e palhaça do Grupo Trampulim. Mas é nos primórdios da companhia, em 1998, que ela e Tiago Mafra (quando nem sonhavam em ser um casal), começam a trabalhar juntos e se especializam na palhaçaria.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Flora e o Passarinho”
A “Caravana do Sonho III” chega a Belo Horizonte depois de passar por cinco cidades do interior de Minas. Em uma caravana cultural de kombi, o grupo teatral Gira Cia Andante circula por oito cidades com uma programação que inclui uma apresentação e duas oficinas de formação artística. Entre as atrações estão a oficina teatral “Pequenos Brincantes”, a Oficina de Contação de Histórias, e as apresentações do espetáculo “Flora e o Passarinho”. O espetáculo e as oficinas também serão gravados e disponibilizados no formato on-line, de forma acessível com sistema inclusivo de libras e audiodescrição, na página da Gira Cia Andante no youtube. A programação é gratuita e voltada para o público infantil e seus familiares. Em Belo Horizonte, o grupo realiza hoje uma oficina teatral, das 13h às 14h, no estacionamento da Emei Luxemburgo (avenida do Acesso, 1.415, Conjunto Santa Maria), e apresenta o espetáculo “Flora e o Passarinho” no estacionamento do local, às 15h.
Festival Boa Mesa
A 6ª edição do Festival Boa Mesa de Caxambu começa em alto estilo. O evento de lançamento será realizado pela primeira vez no Parque das Águas, a partir de hoje e até o próximo domingo (13). Será um final de semana com uma diversificada programação, aulas-show com os chefs Danilo Simões, Felipe Leroy, Ricardo Penninha, Val Coimbra, Omar Barroso, Luciana Barreto, Carolina Dinelli e Victor Quaranta; shows musicais com o melhor do pop nacional e internacional, praça gastronômica e uma feira com os melhores produtos da região da Mantiqueira. O festival tem como objetivo incentivar o aprimoramento e excelência na preparação e no atendimento gastronômico, com especial foco para os bares, restaurantes e hotéis, fomentar o turismo e incentivar o consumo interno e regional, criando oportunidades de interação, diversão e prazer para os diversos públicos envolvidos.
Ouça a rádio de Minas