Pianista russa abre série de recitais

Hoje, às 20h30, será realizado o primeiro recital da série Concertos Gerdau 2023. A pianista russa Anna Malikova (foto) interpretará peças de Domenico Scarlatti, Anatoly Lyadov e Frédéric Chopin. Presente na programação do Centro Cultural Unimed-BH Minas desde a sua inauguração, em 2013, a série de recitais terá seis apresentações, sempre às terças-feiras, às 20h30. Celina Szrvinsk, pianista e agente cultural, está, mais uma vez, à frente da direção artística da Série de Concertos. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Eventim. A classificação é 10 anos.
Além de trazer para o público a interação com a música erudita, a série Concertos Gerdau tem como objetivo “dar continuidade a um projeto de sucesso que é, sem dúvida, um trabalho desafiador, pois a escuta musical se aprimora com o hábito, uma vivência que se aprofunda e expande”, afirma a diretora-artística da série Concertos Gerdau, Celina Szrvinsk. A agente cultural diz que a programação é um diferencial. “Os concertos Gerdau do Teatro Unimed-BH Minas se destacam, em Belo Horizonte, como uma programação tentadora, capaz de atender aos mais apurados anseios artísticos. Temos o compromisso constante de garantir o alto nível de nossas programações e geramos, dessa forma, expectativa positiva em torno do que produzimos”, ressalta.
Atenta à programação que privilegia a música clássica na Capital, a linha curatorial da série Concertos Gerdau traz para o público apresentações quase que pessoais. “Nossos concertos conservam um cunho mais intimista, no formato de recitais, compondo um contraponto interessante com as temporadas sinfônicas da cidade”, explica Celina Szrvinsk. Para a temporada 2023, os recitais serão, em sua maioria, de piano. “Convidamos quatros solistas internacionais: os pianistas russos Anna Malikova e Vitaly Pisarenko e os brasileiros Sérgio Monteiro e Eduardo Hazan. Haverá também a participação especial da Orquestra Jovem de Belo Horizonte, regida por seu fundador, o maestro César Timóteo. O quinto recital da temporada será assinado pelo duo formado pelo violoncelista russo Grigory Alumyan e a pianista japonesa Rinko Hama”, revela.
Celina Szrvinsk afirma que a intenção é surpreender o público. O desejo é levar para ele uma experiência única de encontro com a música clássica. “É importante que o ouvinte que nos prestigia se sinta recompensado e saia com a sensação de que a experiência ao vivo valeu a pena. Assim, conseguiremos manter as salas de concerto como um espaço de valor atual e permanente”, destaca a diretora artística.
Ouça a rádio de Minas