Variedades

Espetáculo faz imersão em obra de Dostoiévski

“O Sonho de Um Homem Ridículo” é uma adaptação da obra de Fiodor Dostoiévski e estará em cartaz essa semana em BH
Espetáculo faz imersão em obra de Dostoiévski
Crédito: Camila Campos

A Companhia Lúdica dos Atores, de Belo Horizonte, em parceria com a Pauliceia Companhia de Teatro de São Paulo, apresenta seu novo espetáculo, “O Sonho de Um Homem Ridículo”, adaptado da obra de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). A peça, com a direção de Alexandre Kavanji, orientação dramatúrgica de Solange Dias e tradução de Vadim Nikitin, propõe uma imersão no mundo fantástico de um dos maiores escritores da humanidade. A montagem estará em cartaz a partir na próxima quinta-feira (31), sexta e sábado, às 20h, e no domingo, às 19h), no Galpão 3 da Funarte (rua Januária, 68, Centro). Os ingressos estão à venda pelo Sympla a R$ 30 (inteira) e R$15 (meia).

Em cena o ator Leo Horta, formado pela academia russa de teatro, propõe através de uma interpretação intensa um diálogo entre o mundo fantástico do autor e as reflexões de um homem comum. O personagem, mergulhado em reflexões sobre as contínuas frustrações em sua vida bem como a falta de significado e propósito no mundo que o rodeia, adormece na poltrona diante do revólver carregado após decidir acabar com sua própria vida. Inicia-se então um dos sonhos mais fantásticos da literatura mundial. Apesar de se tratar de um assunto delicado, como o suicídio, este tema inicia um processo de reflexão que leva o espectador a pensar sobre o sentido da vida, a existência ou não do além vida, a força da empatia e o amor como um grande valor universal.

O espetáculo teve seu processo de pesquisa iniciado ainda durante a pandemia da Covid-19. Ao todo foram 18 meses de ensaios e, desde maio de 2023, a peça já circulou por várias cidades brasileiras. Ganhou destaque no 8º Festival Nacional de Teatro do Kaos (Festkaos), em Cubatão (SP), onde foi indicada para cinco prêmios, e na VII edição do Festival Nacional de Teatro de Passos (FNTP), onde recebeu três indicações a prêmios.

Criada há 20 anos, em Belo Horizonte, a Companhia Lúdica dos Atores tem a trajetória marcada pela pesquisa e montagem das peças de William Shakespeare com a intenção de reforçar e divulgar o caráter universal da obra do dramaturgo inglês, através da montagem de seus espetáculos de forma aberta e construídos a partir da pesquisa em torno da cultura popular.

O grupo possui em sua trajetória, oito montagens de repertório: “Hamlet em 15 Minutos”, “De Pobre a Nobre”, “Trabalhos de Amor Perdidos”, todas com direção de Marcos Vogel. A quinta montagem, “A Ilha da Magia” é uma adaptação do texto “A Tempestade” de Shakespeare, para o teatro infantil, dirigido, desta vez, por Ricardo Martins. A sexta montagem foi “O Rei Lear“ de William Shakespeare, a sétima montagem foi “Palhaços”, de Timochenco Wehbi, também com direção de Ricardo Martins. Em 2023 a Cia estreia seu novo trabalho, “O Sonho de Um Homem Ridículo”, de Fiódor Dostoiévski, tradução de Vadim Nikitin e Direção de Alexandre Kavanji. 

Com estes espetáculos, o grupo se apresentou em projetos e movimentos culturais da capital mineira, percorreu cidades do interior de Minas Gerais e pelo Brasil, participou por cinco anos da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte e marcou presença no Fringe em duas edições.

Intercâmbio

A Companhia Lúdica dos Atores realizará o intercâmbio “Um Teatro Entre Nós” com a Cuerpo Abierto Teatro, um coletivo artístico colombiano-brasileiro fundado em 2014 e radicado desde o ano 2020 na Casa-Laboratório “El Gurrubo” na Vereda Poravita, município de Oicatá-Boyacá, Colômbia. O intercâmbio consiste em um encontro prático sobre o teatro e suas diversas ramificações.

O primeiro encontro entre as companhias acontecerá entre os dias 3 e 15 de setembro em Belo Horizonte e Araçuaí, incluindo em suas atividades a apresentação dos espetáculos “O Sonho de um Homem Ridículo”, da Companhia Lúdica dos Atores e “Nushu”, da Cuerpo Abierto Teatro. As apresentações estão na programação da VII edição do Festival Internacional de Teatro de Palco e de Rua de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas