Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (21/09)!

“A Menina e o Trem”
O Sempre Um Papo recebe o escritor barbacenense Evandro Aléssio para conversar sobre a sua trajetória na literatura e, em especial, sobre o seu livro mais recente, “A Menina e o Trem”. O bate-papo acontece de forma on-line hoje, às 19h, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O programa será transmitido no YouTube do Sempre Um Papo.O enredo da obra se passa no interior de Minas Gerais, entre os anos de 1975 e 1979. Júlia, a filha de um abastado fazendeiro, começa a namorar um jovem camponês. Então, uma gravidez inesperada faz com que seu pai tome uma decisão totalmente desproporcional. A história da protagonista se assemelha a inúmeras outras que o autor anotou durante um projeto de entrevistas, realizadas por ele, no ano de 2008, cujo alvo foi a comunidade ligada à psiquiatria de Barbacena, em especial o Hospital Colônia. O livro “A Menina e o Trem” demorou 16 anos para ser finalizado e exigiu mais de 10 mil horas de dedicação do escritor.
“Música de Câmara”
Hoje, às 19 horas, o Memorial Vale, que fica na Praça da Liberdade, recebe mais uma atração da série “Música de Câmara”, projeto da Orquestra Ouro Preto que reúne grandes talentos da música mineira em apresentações intimistas. Esta sexta edição será com o Duo Rodrigo Oliveira e Miriam Bastos, dois talentosos artistas que se unem para apresentar um surpreendente concerto de violino e piano, conduzindo o público a um instigante repertório com Fritz Kreisler, Beethoven, Piazzolla e outros compositores ilustres. A Orquestra Ouro Preto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale. A retirada de ingressos gratuitos deve ser feita uma hora antes do evento, com um ingresso por pessoa, pois os lugares são limitados. Rodrigo Oliveira e Miriam Bastos se notabilizam na cena erudita pela grande capacidade técnica e refinamento no trato do instrumento. Violinista com passagem por importantes formações orquestrais, entre elas a Orquestra Ouro Preto, Oliveira vem se destacando desde muito jovem, quando despontou para a música de concerto ainda aos 19 anos. Já a pianista, além da excelência musical, destaca-se como pesquisadora acadêmica tendo se aprofundado, entre outros temas, em música brasileira.
Biquini e 14 Bis fazem shows em São José da Lapa
A 2ª Edição Festival Comida Mineira Delícias da Lapa, que começa amanhã e prossegue até domingo (24), em São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), reúne gastronomia, arte, cultura e música. A banda Biquini, que tem como vocalista o mineiro Bruno Gouveia, se apresenta amanhã com o repertório de várias músicas de sucesso que faz parte dos 35 anos de carreira. Biquini foi a primeira banda efetivamente presente na internet, se adaptando bem às transformações, sem perder a essência. Por isso mesmo, o grupo, formado por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Álvaro Birita, lançaram o álbum “Através dos Tempos”. No domingo ( 24), será a vez de 14 Bis com o show “Acústico Ao Vivo” A nova turnê da banda, que tem 39 anos de carreira, traz de volta as origens da banda, no início a maioria das músicas foram feitas em formatos acústicos.
“Jequitinhonha: Origem e Gesto”
A Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) realiza, a pedido do público, cinco apresentações extras da montagem “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. A partir de amanhã e até o próximo dia 29 e no dia 6 de outubro, além do já programado horário de 20h, haverá apresentação do espetáculo também às 18h. Já em 30 de setembro, a coreografia será encenada às 18h e às 20h. Nestes dias, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard será fechada para visitações às 17h. Hoje, excepcionalmente, o espaço fechará às 19h. Nas demais datas, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard fica aberta a visitações até o horário habitual, 21h. O espetáculo” Jequitinhonha: Origem e Gesto” tem entrada gratuita, com retirada de ingresso uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do Palácio das Artes. O espetáculo já levou um total de quase 700 pessoas à Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, que recebe, até o dia 8 de outubro, a exposição homônima.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Palavra Cruzada recebe Duke
As charges de Duke divertem milhares de leitores de jornais, portais de notícia e livros, mas quem é o artista por trás dos desenhos? O Palavra Cruzada recebe o ilustrador, que foi premiado como melhor cartunista do Brasil, em 2008, pelo HQ Mix, considerado o Oscar dos quadrinhos. Ele conversa com os jornalistas Daniela Murad e André Cristino e promete revelar as curiosidades da carreira, de mais de 25 anos de traços e rabiscos, que retratam fatos da política ao esporte do País. O Palavra Cruzada com Duke vai ao ar hoje, às 22h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Ouça a rádio de Minas