Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (23/09)!

“Segundas Opiniões”
O pianista suíço-canadense Teo Gheorghiu realiza seu segundo programa com a Filarmônica de Minas Gerais neste mês, no sábado (23), às 18h, na Sala Minas Gerais, para interpretar duas releituras: a de Liszt sobre a obra de Schubert, a “Fantasia Wanderer”, e a de Lutoslawski sobre o famoso tema de um dos “Caprichos”, de Paganini. O maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, introduz o público à rica e densa sonoridade das cordas, nas variações feitas por Vaughan Williams sobre um tema de Thomas Tallis, e conduz a viagem por toda a orquestra na famosa obra de Britten sobre um tema de Purcell. Este é um concerto da série “Fora de Série”, que, em 2023, com o tema “Segundas Opiniões”, explora como compositores contribuíram com novas interpretações de obras de outros artistas. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
Projeto “Brasil Profundo”
No domingo (24) às 16h, o Centro Cultural Sesiminas (rua Padre Marinho, 60,Santa Efigênia) recebe o projeto “Brasil Profundo”. A atração é Arnaldo Freitas, um dos maiores nomes da viola caipira instrumental. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados através do site Sympla. Contemplado na Lei de incentivo à Cultura, em 2023, “com o patrocínio e em parceria da empresa Ballagro” ,Arnaldo Freitas traz agora seu novo concerto “Brasil Profundo”, um espetáculo musical que apresenta além de um repertório autoral, músicas regionais consagradas, contando a trajetória da viola caipira no Brasil, e elencando com elementos da cultura brasileira em diferentes épocas. A turnê também contará com a participação de Rafael Schmidt, no violão, e Jack Will, na percussão, enriquecendo a experiência sonora do público. Na capital mineira terá a participação especial do músico mineiro Fernando Sodré.
Concerto Gala de Ópera
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro – Orquestra Residente da PUC-Rio se apresenta no domingo (24), às 11h, na Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto). O Concerto Gala de Ópera será gratuito, terá regência do maestro Cláudio Cruz e como solistas a mezzo soprano Carla Rizzi e o tenor Fernando Portari.O programa contará com diversos trechos de importantes obras da música clássica, como “La Ci darem La Mano-dueto” da “Ópera Dom Giovanni”, de W. A. Mozart, “Brindisi” da “Ópera La Traviata”, de Giuseppe Verdi e “All I Ask of You” d omusical “O Fantama da Opera”, de Andrew Lloyd Webb. A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), fruto do programa Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), é composta por 55 jovens de grande talento com idade entre 18 e 26 anos, moradores em sua maioria de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro.
Sessão do cineclube CEC
O Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG) comemora o seu aniversário com o lançamento no sábado (23), às 18h, da sessão do cineclube CEC/Cine Repertório, na Casa do Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, Centro). A sessão, que é uma parceria do CEC-MG, Instituto Humberto Mauro e Artesãos Tagarelas, o contará com comentários de convidados especiais e do pesquisador e crítico Ataídes Braga. O projeto se destina a promover o encontro dos realizadores e seu público, além de retomar atividades de sessões presenciais e comentadas, interrompidas pela pandemia. O recorte curatorial é o cinema brasileiro contemporâneo e filmes que tenham feito carreira de festivais e circuito comercial, no intuito de aprofundar as possíveis interpretações sobre a obra a partir de exibições comentadas, seguindo a tradição do cineclubismo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Circuito de Música, Artes e Gastronomia
O Circuito de Música, Artes e Gastronomia prossegue no domingo (24) na Feira do Mineirinho (avenida Abrahão Caram, 1.000, Pampulha) que está completando 21 anos neste mês. O evento, realizado das 10h às 18h, vai reunir renomados chefs de cozinha, atrações musicais, destaques carnavalescos e muito mais, com entrada gratuita. Apresentado por Andreia Oliveira e por Rafael Eduardo, que conquistou o título de Rei Momo de Belo Horioznte nos últimos quatro anos, o Circuito de Música, Artes e Gastronomia conta com uma programação diversificada. O alto-astral ficará por conta das atrações musicais de diversos ritmos, como Trio Lampião (forró) e o grupo Diga Lá (samba). E para quem já está com saudades do Carnaval, a folia estará de volta com apresentação da bateria do Bloco Faraó e da bateria show da Escola de Samba Triunfo Barroco, que vai lançar o enredo “Gastronomia Mineira” para o Carnaval de 2024.
Ouça a rádio de Minas