Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (12/10)!

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (12/10)!
O evento contará com os principais pratos tradicionais da culinária mineira | Crédito: Pixabay

“Mercado da Mineiridade”

O “Mercado da Mineiridade”, considerado o “Festival da Economia Criativa de Minas Gerais”, realiza sua segunda edição. O evento, que promove expositores da cozinha mineira de origem local, em intercâmbio com produtos de outras regiões, tem acesso totalmente gratuito, e acontece sexta-feira (13), de 19h às 23h, sábado (14), de 14h às 23h, e domingo (15), de 9h às 18h, em uma das ruas mais charmosas do Estado, a rua Direita, em Santa Luzia. O público poderá degustar e comprar alguns dos sabores mais marcantes de Minas; cafés, doces, queijos e cachaças, e se deliciar com várias preparações gastronômicas tais como petiscos, cerveja artesanal, drinkeria, quitandas, etc. Na programação musical, atrações de música brasileira e jazz no palco “Caravana Arrumação”, uma edição especial, uma homenagem aos 35 anos do Programa Arrumação – com shows de Saulo Laranjeira e Banda; do grupo de acid jazz Conecto, e de convidados locais tais como; Tom Nascimento, Pé d’Água Gafieira, e o ska jazz da Esplêndidos.

Festival de Curtas

O tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, realizado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), chega em 2023 à sua 25ª edição com uma diversificada programação on-line, que vai de sábado (14) a 22 de outubro. Espectadores de todo o Brasil poderão assistir, sem sair de casa, a uma seleção de mais de 50 filmes brasileiros, além de algumas coproduções do Brasil com outros países, que disputam o Troféu Capivara e o prêmio oficial do Júri Popular. Todos os curtas-metragens das mostras Competitiva Brasil e Minas e da mostra Paralela Sessão Maldita estarão disponíveis na plataforma própria do Cine Humberto Mauro (sala de cinema do Palácio das Artes), o site cineHumbertoMauro/MAIS. Já as mostras Paralelas Infantil, Juventudes, Outro Duplo, Da Fronteira ao Urgente e Animação terão todos os filmes brasileiros disponibilizados para acesso virtual. A programação on-line conta ainda com sessões adaptadas com ferramentas de acessibilidade, como legenda, audiodescrição e libras. Todas as sessões começarão às 12h da data definida na programação e ficarão em cartaz por um período contínuo de 24 horas. O 25º FestCurtasBH acontece presencialmente no Palácio das Artes até o próximo dia 22.

“Música de Câmara”

O Memorial Vale recebe na quinta-feira (12), às 19 horas, o Quarteto Horizonte, mais uma atração da série “Música de Câmara”, projeto da Orquestra Ouro Preto que reúne talentos da música mineira para apresentações intimistas. Fundado em dezembro de 2013 com formação clássica que vem encantando em festivais por toda Minas Gerais, o Quarteto Horizonte é integrado por Robson Fonseca, um dos principais violoncelistas brasileiros da atualidade e pelas polonesas Ana Zivkovic, Katarzyna Druzd, e Kamila Druzd nos violinos. A Orquestra Ouro Preto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento pois os lugares são limitados, sendo um ingresso por pessoa. A apresentação é gratuita. A curadoria da série “Música de Câmara” é assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo.

“Laura Catarina canta Vander Lee”

Filha de Vander Lee, Laura Catarina apresenta na sexta-feira (13), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o show “Laura Catarina canta Vander Lee – Estrela”. Na estreia do álbum em maio deste ano, duas sessões do show esgotaram rapidamente, por isso Laura volta aos palcos a pedido do público que não conseguiu assistir à estreia. Os ingressos custam R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Eventim. A classificação é livre. Laura registrou a homenagem a seu pai na gravação do disco “Estrela”, trouxe para as canções de Vander Lee uma sonoridade contemporânea que flerta com estilos variados, como pop, forró e outros. A artista já levou o projeto para Fortaleza e para o Rio de Janeiro. Há previsão de chegar a Salvador e a São Paulo ainda em 2023.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Descontorno Cultural”

No sábado (14) e domingo (15), Belo Horizonte se transforma em um grande palco para abrigar a 8ª edição da mostra “Descontorno Cultural”, que há dez anos vem fortalecendo a atuação de artistas nas comunidades. São mais de 175 trabalhos, entre apresentações artísticas e oficinas gratuitas, nos segmentos de música, artes Cênicas, artes visuais e audiovisual, promoção da leitura e escrita, e culturas populares e tradicionais, que acontecem simultaneamente dentro e no entorno dos 17 centros culturais administrados pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, localizados em todas as regionais da cidade. Nesta edição, a proposta foi ampliar o olhar para a infância e juventude, com a seleção também de trabalhos artísticos voltados para o público infanto-juvenil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas