Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (25/10)!

Filarmônica de Minas Gerais recebe Barry Douglas
Um dos mais versáteis músicos da atualidade, o regente e pianista irlandês Barry Douglas retorna à Sala Minas Gerais para executar o belíssimo “Concerto nº 23”, de Mozart, e dirigir a Filarmônica de Minas Gerais em outras obras de amplo contraste, como o lírico e íntimo “Noturno”, do compositor irlandês John Kinsella, a releitura de um passado já distante, “Três peças em estilo antigo”, feita por um dos maiores compositores do século XX, Penderecki, e a sempre aprazível e dinâmica última sinfonia de Joseph Haydn. As apresentações serão amanhã e na sexta-feira (27), às 20h30. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. A consolidação da carreira internacional de Barry Douglas tem início com a Medalha de Ouro na Competição Internacional Tchaikovsky de 1986, em Moscou. Desde então, Douglas se apresentou com orquestras em todo o mundo, com passagens recentes de destaque pela Sinfônica de Londres e pela Filarmônica de São Petersburgo.
Abeta Summit em Grão Mogol
O Abeta Summit 2023 – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura será realizado em Grão Mogol, no Norte de Minas, a partir de hoje e até o próximo sábado (28). As atividades serão concentradas na Escola Técnica de Educação Profissional, na avenida Domingos de Arruda, 740, no centro da cidade. Amanhã, às 9h30, no Auditório Espinhaço, Rodrigo Raineri vai ministrar a palestra “Grandes Jornadas”. No mesmo dia, de 10 às 17h, no Vila Brasil, será aberta a exposição “(Re) Descobrindo o Brasil”. De 10h30, às 11h, no Auditório Espinhado, Teriana Selbach e Ismael Viezze irão realizar uma atividade de integração, conhecimento e sensibilização dos congressistas, batizada de “Dinâmica de Grupo: Concorrentes ou Com Correntes?”. De 11h30 às 12h, no Auditório Espinhaço, Luiz Del Vigna apresentará a palestra “O País precisa se conhecer!”.
Baile Dançante
No mês em que se comemora o “Dia Nacional do Idoso”, o projeto “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” movimenta a cidade com atividades formativas e interativas pensadas especialmente para a população 60+. Hoje, às 13h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, será realizado o Baile Dançante, conduzido pela banda “Veronez e seu conjunto”. Com entrada gratuita, o projeto busca estimular o potencial criativo e a socialização da terceira idade por meio da arte e cultura. O multiartista Marcelo Veronez reunirá músicos para novamente formar a banda “Veronez e seu conjunto” e apresentar um repertório de canções das décadas de 1940 a 1960, com músicas que fizeram parte da vida e das histórias da população idosa. “Veronez e seu conjunto” foi um projeto realizado em 2010 e reuniu artistas em torno do resgate da música popular brasileira, realizando shows em formato de baile para a população 60+.
Lançamento de “Aurora”
Amanhã, às 19h30, será realizado no Conservatório da UFMG o novo show para o lançamento do álbum “Aurora”, do compositor, escritor e médico Antonio Gomes Neto, com entrada franca. Primeiro lançamento do selo Klave, o show faz parte de um projeto de fôlego que realizou o levantamento de 50 anos da produção musical e literária do artista, resultando em oito videoclipes com gravações de estúdio, documentação da obra e disco com 13 faixas inéditas. “Aurora” é fruto da colaboração de Antonio Gomes Neto, nos últimos 20 anos, com seu filho e produtor musical Marcos Braccini, responsável pelo registro, produção e divulgação de parte de seu repertório em discos e shows, iniciada com “Tempo de Desenredo”, lançado em 2008 em parceria com Sidney Porto, com participação de Sérgio Ricardo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas