Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (27/10)!

Festa da Palavra e da Cultura
Atividades de criação e ilustração, feitura de livros, oficinas de haicais visuais, saraus de poesia, exposições, narração de histórias, espetáculos de teatro e dança, shows e rodas de samba. Tudo isso está na programação da segunda edição da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura, que será realizada, a partir de hoje e até domingo (29), em Conceição do Mato Dentro. O evento, que nesta edição presta homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, tem como objetivo promover a literatura e as artes da palavra em diálogo com as demais formas de expressão cultural, oferecendo uma programação ampla e diversificada aos moradores e visitantes de Conceição do Mato Dentro. Com acesso gratuito e dirigida a todas as idades, a DiVera será promovida pela prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Instituto Periférico.
Sessão da Meia-Noite
A já tradicional Sessão da Meia-Noite ganha em outubro uma edição especial, em diálogo com o mês do horror. O Cine Humberto Mauro exibe, à 0h, de sexta-feira (28) para sábado, o clássico de terror “Halloween” (1978), de John Carpenter. A sessão é gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela plataforma Eventim. A classificação indicativa é de 16 anos. A Sessão da Meia-Noite é uma faixa de programação especial do Cine Humberto Mauro. A ideia deste projeto é trazer ao público filmes provocadores e instigantes, obras que, por exemplo, marcaram movimentos de contracultura ou que ocuparam lugares marginais da história do cinema. A proposta é que cada exibição traga uma experiência diferenciada, em um horário peculiar, atravessando a noite na companhia do cinema. Essas sessões gratuitas à meia-noite também servem como um ponto de encontro social, atraindo um público diversificado e proporcionando um espaço onde as pessoas podem se reunir, discutir o filme e celebrar a sétima arte.
Show de Celso Moreira
O violonista, guitarrista, compositor e professor Celso Moreira, um dos expoentes da música instrumental brasileira, vai apresentar show inédito em Sabará, hoje, às 19h30, no Teatro Municipal de Sabará (rua D. Pedro II, s/n – Centro). A entrada é gratuita e a classificação é livre. Os ingressos podem ser retirados no site do Sympla e na bilheteria do teatro. Acompanhado por seu violão e sua guitarra, Celso Moreira se apresentará com os músicos: Milton Ramos (baixo), Cleber Alves (saxofone), Gustavo Figueiredo (teclado) e André Limão Queiroz (bateria). O repertório é composto por músicas autorais que marcaram a trajetória artística do violonista, como “O Mundo das Artes”, “Cores” e “Valsa para Helena”. Mineiro de Guanhães, Celso Moreira descende de uma família que sempre cultivou o gosto pela música, a exemplo de seu pai, Rivadávia Moreira e do irmão, o guitarrista e compositor Juarez Moreira.
Faixa de Cinema
Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu a ditadura militar, marcada pela violência do Estado, censura e torturas contra estudantes, mulheres e trabalhadores. Nessa época, em Belo Horizonte, foi criado o Comando de Libertação Nacional (Colina) para lutar contra o regime ditatorial. A trajetória dessa organização guerrilheira de extrema-esquerda é contada no documentário ‘Colina’, exibido no programa Faixa de Cinema, da Rede Minas. Para abrir as cortinas da sessão, tem uma entrevista especial com o diretor do documentário Chiquinho Matias. programa Faixa de Cinema vai ao ar hoje, às 23h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas