Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (14/11)!

Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (14/11)!
Crédito: Divulgação/Federaminas

Homenagem à Federaminas

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Valmir Rodrigues da Silva, será agraciado com o título de Cidadão Centralense em uma cerimônia especial a ser realizada, hoje, às 19h, na Câmara Municipal de Central de Minas (rua Fiolavante Basilato, 190), na região do Rio Doce, com a presença dos vereadores Alessandra Laia, Davi Moreira e Miris Antônio dos Reis (Mirim da Farmácia), que desempenharam um papel fundamental na proposição e aprovação deste importante reconhecimento. Este título é conferido em reconhecimento às notáveis contribuições de Valmir Rodrigues para o município de Central de Minas e seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade local. Sob sua liderança, a Federaminas tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento das associações comerciais e empresariais em todo o Estado, impactando positivamente a economia e as oportunidades de negócios da região.

Prêmio Camões

O escritor Silviano Santiago – ocupante da cadeira 13 da Academia Mineira de Letras (AML) – recebe hoje, às 11h, a mais alta distinção da literatura em língua portuguesa. Vencedor do Prêmio Camões, criado há 35 anos para consagrar autores que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa, Silviano receberá um prêmio de 100 mil euros e o reconhecimento pelo conjunto de sua obra. A solenidade, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, será realizada na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Silviano Santiago vai lançar o livro de ensasio “Grafias de Vida – a Morte”, pela Companhia das Letras. Nascido em 1936 eme Formiga (MG), Santiago é autor de mais de 30 livros e já foi laureado também com o Prêmio Oceanos e diversos Prêmios Jabuti, entre eles o de Livro do Ano por Machado (Cia das Letras, 2016).

“Filarmônica em Câmara”

No dia 14 de novembro, músicos e musicistas da Filarmônica de Minas Gerais fazem hoje, às 20h30, a última apresentação do ano da série “Filarmônica em Câmara”. A obra “Seis bagatelas para quinteto de sopros”, de Ligeti, será interpretada por Alexandre Braga, na flauta, Alexandre Barros, no oboé, Jonatas Bueno, no clarinete, Weslley Moura, no fagote, e Lucas Filho, na trompa. Os músicos Israel Muniz, no oboé, Marcus Julius Lander, no clarinete, e Adolfo Cabrerizo, no fagote, executam “Divertimento para oboé, clarinete e fagote”, de Françaix. O “Quarteto Popular”, de Gnattali, será apresentado pelos violinistas Gideôni Loamir e Wagner Oliveira, o violista Daniel Mendes e o violoncelista William Neres. Para encerrar a noite, Érico Fonseca e Tássio Furtado, nos trompetes, Alma Maria Liebrecht, na trompa, Diego Ribeiro, no trombone, e Rafael Mendes, na tuba, apresentam o “Quinteto nº 2 em Mi bemol maior, op. 6”, de Ewald. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.

“Malícias, Alícias e Poesia”

O Sempre Um Papo recebe o escritor Liérte Ferreira Penna, hoje, às 19h, para falar sobre o seu livro “Malícias, Alícias e Poesia”. A mediação será feita pela jornalista Letícia Finamore, com transmissão no canal do YouTube do Sempre Um Papo. Formado em engenharia eletrônica pela FEI, Lierte Ferreira Penna tem grande interesse por poesia, artes plásticas e pesquisas científicas, o que certamente o auxilia na aquisição de uma linguagem única, utilizada na sua criação poética. “Malícias, Alícias e Poesia” é um livro de poemas que aparece, inicialmente, como um recital de leitura e declamações realizadas no canal do YouTube Engenheiro & Poesia pelo autor, sua esposa Iraildes e filha Amanda, para entretenimento e prazer estético. ierte participou de várias antologias poéticas e da “Semana dos Talentos” realizada no Sesc Pompéia com artes plásticas e poesia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mesa Brasil Musical

Projeto que une a solidariedade à cultura, o Mesa Brasil Musical terá como atração o cantor Diogo Nogueira, com um show dedicado à história do Clube do Samba. Ele se apresenta hoje, às 20h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium.“Aos que vivem a chorar, eu vivo a cantar”. Embalado por esse verso emblemático, Diogo Nogueira prepara uma festa especial para contar a história do Clube do Samba, cantando sucessos ligados ao movimento criado por seu pai, o saudoso sambista João Nogueira. No palco, Diogo terá a companhia da cantora mineira Adriana Araújo. Fundado em 1979, o Clube do Samba comemora 45 anos em 2024. Cantor, compositor e portelense, Diogo Nogueira tem 22 anos de carreira e é hoje um dos principais nomes no cenário do samba brasileiro. Os ingressos gratuitos são trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá). Os donativos são destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc, que acaba de completar 20 anos de atividades em Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas