Com o anúncio da desistência da implantação da fábrica da Heineken em Pedro Leopoldo, nesta semana, Brumadinho oficializou o interesse em receber os investimentos da companhia holandesa, como parte da estratégia do município de atrair novos negócios que possam ajudar a cidade a diversificar a economia.
Entre os diferenciais do município, estão a ampla extensão territorial, localização geográfica e riqueza hídrica.
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“Nós temos como oferecer vantagens que talvez outros municípios não tenham. Estamos ao lado de Belo Horizonte, entre duas das principais rodovias do país (BR-381 e BR-040). Além disso, temos uma área grande e um enorme potencial hídrico que pode ser avaliado positivamente pela empresa”, destaca o prefeito Avimar de Melo Barcelos (PV).
Reconhecida pela vocação para mineração, a cidade de Brumadinho, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), chega aos 83 anos neste 17 de dezembro com um grande desafio: a recuperação e diversificação econômica do município.
Após o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em 2019, que, além de vitimar fatalmente 272 pessoas, fez com que o município deixasse de arrecadar mais de R$ 5 milhões em impostos da Vale e perder cerca de 2.300 empregos diretos e indiretos, o próximo passo para o atrair novo negócios é o desenvolvimento do Distrito Industrial que pretende trazer empresas de pequeno, médio e grande portes para a cidade.
“Brumadinho tem que mudar essa postura que, até o momento, era de arrecadar impostos apenas da mineração. A mineração, infelizmente, não dá semente para ser plantada no futuro. Precisamos desenvolver algo que seja permanente para o nosso município, para não enfrentarmos uma situação delicada financeiramente”, relata Barcelos.
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Entre as negociações em andamento, além da cervejaria Heineken, estão a montadora norte-americana Bravo Motors e outras empresas dos setores de aço inox, pneus, recapagem e filtros para veículos.
Ainda de acordo com o prefeito, do total de R$ 1,5 bilhão destinado pelo governo do Estado para execução de projetos no município, referente ao Termo de Medidas de Reparação de Brumadinho, o montante de R$ 173 milhões que foi destinado como resposta rápida, serão investidos na infraestrutura do distrito Industrial que já tem área determinada pelo plano diretor.
Além dos recursos, Barcelos ressaltou que está previsto um projeto, que deve passar pela Câmara dos Vereadores, para liberação de incentivos fiscais para essas novas empresas.
Brumadinho também será beneficiada, a longo prazo, pelo Rodoanel da RMBH, cujo traçado de uma das alças passa ao lado do município. O projeto ainda não está definido, mas já foi apresentado ao secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato.
“O município tem trabalhado para atrair empresas. Oferecemos redução de impostos, terrenos e galpões. Já conversamos sobre a importância de se construir uma via de ligação de Brumadinho até a alça do Rodoanel em Betim, e recebemos uma sinalização positiva do Estado para este empreendimento”, afirma o prefeito.
De acordo com o projeto do município, a nova estrada passaria também ao lado do futuro aeroporto de Betim.
Bravo Motors
O planejamento de diversificação econômica de Brumadinho passa ainda pelo diálogo estreito com representantes da montadora norte-americana Bravo Motors Company, com o objetivo de desenvolver baterias para carros elétricos.
Recentemente, a companhia anunciou investimento de R$ 25 bilhões em Nova Lima, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e pode estender seu parque industrial para os limites territoriais de Brumadinho.
“Já nos reunimos algumas vezes após o anúncio de investimento da Bravo e estou otimista na possibilidade de Brumadinho receber parte do complexo industrial da companhia”, comenta Barcelos.
Nas tratativas com a Bravo, além da apresentação das áreas destinadas para implantação de um parque fabril, o município indicou seu modal ferroviário que também pode servir de atrativo para o escoamento de produção.