Mercado imobiliário de BH registra uma venda a cada 23 minutos no primeiro trimestre
Em média, um imóvel residencial foi vendido a cada 23 minutos em Belo Horizonte no primeiro trimestre de 2026. No período, foram contabilizadas 5.671 transações, o equivalente a 63 vendas por dia. Os dados são da base do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) da prefeitura e foram levantados pela Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias.
Embora a quantidade alcançada neste ano seja relevante, ela é 7,5% menor do que a registrada no mesmo período de 2025, quando 6.128 negociações foram confirmadas. A queda só não foi maior porque o mês de março apresentou uma melhora e fechou com 2.246 transações, uma alta de 16,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Segundo o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi, os dados mostram que os bairros com maior crescimento em março foram Estoril (+100%), na região Oeste, Santa Mônica (+79%), na região da Pampulha, e Buritis (+16%), também na região Oeste. “Ao mesmo tempo, bairros mais valorizados tendem à estabilidade, o que indica um mercado ainda seletivo, mas com sinais de retomada”, afirma.
Leia mais: Minas Gerais tem o 3º maior déficit habitacional do País, com mais de 506 mil moradias em falta
Melhora em março reflete maior confiança dos consumidores

Ainda segundo Takahashi, o resultado de março ocorreu em um cenário de juros ainda elevados, mas com sinais de melhora gradual nas condições de crédito e na confiança dos consumidores em todo o Brasil, conforme outra pesquisa feita pela Loft em parceria com a Offerwise.
Nesse outro estudo, com 1,4 mil entrevistados entre janeiro e fevereiro deste ano, 31% dos brasileiros declararam acreditar que suas vidas financeiras melhorarão, acima dos 27% registrados três meses antes.
“Esse aumento na confiança tende a se refletir nas decisões de compra de imóveis, especialmente em segmentos que dependem de financiamento”, informa a Loft, em nota.
Ouça a rádio de Minas