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A Embratel lança nesta semana o serviço de segurança Assessment LGPD para auxiliar empresas de todos os tamanhos e segmentos no atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em parceria com a Capgemini, a oferta consiste na prestação de serviço de consultoria completa e dedicada para companhias que lidam com dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores e precisam se adaptar à nova legislação.

Para o diretor executivo de soluções digitais da Embratel, Mário Rachid, o momento é de repensar, redefinir e adequar os processos para entrar em conformidade com a LGPD, transformando o dispositivo legal em um instrumento para aumentar o valor e as vantagens competitivas dos negócios no mercado e evitar sanções legais.

“A LGPD insere o Brasil em um contexto mundial de adequação às melhores práticas globais de gestão de informações pessoais. Vamos garantir o atendimento pleno das organizações à lei”, afirma.

A lei estabelece regras sobre coleta, produção, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais de usuários, como clientes e colaboradores. Devem atender à legislação até agosto de 2020, organizações estabelecidas no Brasil ou com sede no exterior que oferecem serviços ou possuem operações no País envolvendo tratamento de ativos, como impressões digitais, detalhes bancários, profissionais de saúde, filiação religiosa, interesses, hobbies, entre outras.

Caso não atendam aos requisitos da lei, as companhias estarão sujeitas a penalidades como aplicação de advertências e multas representando até 2% do faturamento, limitadas a R$ 50 milhões por violação.

Com o Assessment LGPD, especialistas da Embratel realizam o mapeamento e avaliação dos dados pessoais, analisando divergências de processos e determinando riscos regulatórios em relação ao tratamento realizado. A análise dos fluxos dos dados permite criar um diagnóstico geral sobre os procedimentos, sistemas e infraestrutura de TI, com a identificação de brechas e fragilidades na governança de dados pessoais, incompatíveis com a LGPD.

Uma vez feita a avaliação, um plano de ações é arquitetado sinalizando os investimentos necessários para cumprir a legislação no curto, médio ou longo prazo, para que a empresa tenha tempo hábil de efetuar a correção ou mitigação das lacunas identificadas. O plano desenvolvido conta com recomendações, gestão de projeto e criação de um programa de transformação para preparar o cliente no atendimento ao dispositivo legal.

O serviço de segurança auxilia na definição e no planejamento da implementação de serviços e adoção de processos inovadores para a gestão segura de informações por meio da racionalização ou integração de procedimentos, metodologias e ferramentas, inclusive quando são usadas tecnologias como Nuvem e Internet das Coisas (IoT), responsáveis por gerar uma infinidade de insights.

Para o diretor de cibersegurança e privacidade da Capgemini, Leonardo Carissimi, não se trata apenas de obedecer a lei. “A LGPD também traz oportunidades para as empresas se reinventarem no atendimento ao cliente, aumentar a confiança e a lealdade à marca, e acelerar a transformação digital”, explica.

Embratel e Capgemini indicarão as soluções ideais disponíveis em seus portfólios para os clientes desenvolverem projetos e gerir operações em conformidade com a lei. Dentre as ofertas disponíveis estão criptografia e anonimização de banco de dados, gerenciamento de identidade e controle de acessos, auditorias periódicas e prevenção de vazamento de informações sensíveis, todas gerenciadas pelos centros de operações de segurança da Embratel.