Como se tornar um bom líder?

9 de fevereiro de 2024 às 5h06

img
Crédito: Adobe Stock

Ser o líder dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil e conseguir ser um bom líder é mais difícil ainda. Isso acontece porque o sucesso no exercício da liderança é alcançado na medida em que as pessoas do seu time são bem sucedidas na execução de suas tarefas, ou seja, é importante estar apto para auxiliá-las caso precisem de você.

Estar na posição de liderança exige uma preparação. Não pense que é só chegar e assumir o cargo, colocando uma plaquinha na sua sala, na porta ou na mesa. Liderança não tem a ver com posição, mas com relação. Primeiro de tudo, é fundamental conhecer a empresa, os pontos fortes e fracos, e entender qual é o momento atual, para distinguir o que é preciso fazer para melhorar.

Você deve saber de todos os processos que ocorrem dentro da organização em que trabalha. No entanto, é inviável acompanhar tudo de perto, mas estar por dentro do que acontece ajuda a ter clareza para tomar as decisões para cada situação. Porém, para isso, você vai contar com os colaboradores.

Além de compreender o funcionamento da empresa, você precisa conhecer o seu time: quem são as pessoas que trabalham ali? Quais seus pontos fortes, suas habilidades? Quais funções executam? Elas possuem as ferramentas necessárias para exercerem as atividades solicitadas? Um bom líder faz uma gestão mais próxima para obter essas respostas.

É essencial haver uma troca entre liderança e colaboradores, justamente porque existe a necessidade de delegar tarefas, o que requer a construção de uma relação de confiança. Um comportamento receptivo vai permitir que a equipe se sinta mais confortável e segura para trazer ideias e dar opiniões.

Além disso, é importante que o líder forneça feedbacks regulares, com críticas construtivas, com o objetivo de incentivar e motivar os integrantes da equipe a se empenharem mais. A partir do momento em que todos ouvem e que também são ouvidos, irão trabalhar melhor, apresentando um maior engajamento, o que consequentemente gera melhores resultados.

Essas atitudes são o que separam um líder bom de um líder ruim: ser capaz de alcançar grandes resultados sem deixar de priorizar o bem-estar dos colaboradores. O trabalho em equipe é a peça fundamental para o sucesso da empresa, já que a colaboração possibilita traçar metas e estratégias, para assim alcançar os objetivos desejados.

Estabeleça a direção clara para o time, defina os resultados a serem alcançados e não diga o que tem que fazer, mas forneça os meios para que possam fazer, deixando também com que tenham uma liberdade maior para trabalharem. Acompanhe com frequência todo o progresso das atividades e aprenda em cima dos erros que serão cometidos. Boa liderança!

*Especialista em gestão, com ênfase em OKRs

Tags: ,
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail