CURTAS DC MAIS | 11/06

11 de junho de 2019 às 0h01

Oficina de escrita

“O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.” Esse trecho do poema “Borboletas”, de Mário Quintana, fala sobre a importância de cuidar de si mesmo acima de qualquer coisa ou pessoa. Com o Dia dos Namorados, os olhares se dirigem ainda mais para o outro, seja ele um par ou não, e os corações ficam mais sensíveis, desejando expressar mais afeto. Mas, e se a data for uma oportunidade de voltar para dentro de si? É com essa proposta que o CCBB Educativo oferece amanhã, das 19 às 21 horas, a oficina de escrita “O Próprio (do) Amor”, com a escritora Flávia Péret, mestre em Teoria da Literatura (UFMG). O evento será realizado no CCBB–BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

História de Minas

Na próxima quinta-feira, às 19h30, o BDMG Cultural(rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes) promove em sua galeria de arte uma roda de bate-papo sobre a história de Minas Gerais com os pesquisadores Caio Boschi, Clélio Campolina e Eliana Regina de Freitas Dutra. O vencedor da edição 2019 do Prêmio Diogo de Vasconcelos, Tarcísio de Souza Gaspar, também participa da conversa e fala sobre o trabalho premiado, “Tapanhuacanga em ruínas: história do Palácio Velho de Ouro Preto (c.1660-1825)”. Com o prêmio de R$10 mil em mãos, o pesquisador sonha que este trabalho se transforme em livro e alimenta a expectativa de que novas pesquisas e produções culturais possam vir a partir desta conquista, explorando, por exemplo, a história da irmandade do Alto da Cruz, do Palácio Velho, e do mito de Chico Rei.

“Letra em cena”

Hoje, às 19 horas, em mais uma sessão do programa literário do Minas Tênis Clube, “Letra em cena. Como ler…”, a obra do cronista e contista mineiro Otto Lara Resende (1922-1992) será analisada por Augusto Massi, professor da USP, ensaísta e poeta. A leitura de textos será feita pelo ator Odilon Esteves. Sexto ocupante da cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Letras, Otto Lara Resende é considerado pelos especialistas um contista sombrio, em contraste com a personalidade solar. Amante de cartas, o escritor foi homenageado, em 1994, pela Empresa de Correios e Telégrafos, que emitiu um selo com sua efígie, desenhada pelo artista plástico Fernando Lopes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sympla.com.br. O evento será realizado noCafé do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia 2.244 – Lourdes).

Violas caipiras

O Registro dos Saberes, Linguagens e Expressões Musicais das Violas em Minas Gerais completou ontem um ano. E para celebrar essa data, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) lança o Caderno do Patrimônio – publicação dedicada a valorizar e promover bens culturais protegidos – e documentário dedicado às violas. Concluído em dezembro de 2018, o Caderno do Patrimônio reúne fotografias, textos e trechos de entrevistas coletadas ao longo da pesquisa realizada pelo Iepha-MG. A publicação sobre as violas está disponível no site do Iepha-MG (www.iepha.mg.gov.br). O documentário está disponível no canal do Iepha-MG no Youtube.

Economia da Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura s participará do IV Seminário de Economia da Cultura, que será realizado a partir de amanhã e até sexta-feira, em Ouro Fino, e 17 e 20 de junho, em Uberlândia, representada pelo superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da pasta, o especialista em Gestão Pública e Cultural, Felipe Amado Leite, que falará sobre “A nova lei de incentivo, a cultura e a geração de ocupação e renda”. O evento reunirá profissionais, empreendedores, representantes do governo, estudantes e artistas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas, na internet, por meio das páginas dos respectivos eventos no Facebook (@seminariodaeconomiadaculturauberlandia e @seminariodaeconomiadaculturaourofino).

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail