Crédito: Freepik

“Imagine um negócio construído sobre o amor e o cuidado (e não sobre o stress e o medo), tocado por uma equipe cujos membros são apaixonados e comprometidos com o trabalho e cuja rotina transcorra em clima de intensidade focada, colaboração e camaradagem. Em vez de esgotados e tensos, esses trabalhadores se encontram ao final do dia reenergizados com a inspiração e o compromisso que os atraíam para o negócio desde o início – a oportunidade de se sentirem como parte de algo maior do que eles mesmos, de fazer a diferença, de agregar um propósito à forma como se ganha a vida. Imagine uma empresa comprometida com os valores da cidadania em todas as comunidades em que atua, elevando e contribuindo de várias maneiras para o aperfeiçoamento da vida cívica.”(Fonte: Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios)

Esta é nossa inspiração, é o que buscamos a cada dia em uma longa jornada que teve início há 87 anos. Desde então o Diário do Comércio vem buscando contribuir para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, oferecendo conteúdo especializado em economia, gestão e negócios.

E hoje, em momento de tantas complexidades e necessidades de mudança, o Diário do Comércio entende que também precisa fazer diferente. Em uma reflexão sobre o jornalismo que a sociedade e o mercado precisam, acreditamos que este precisa ser transformador, propositivo. Para isso, é preciso repensar a forma de abordagem, é preciso preocupar-se, cada vez mais, com a formação e não apenas informação.

É preciso estar ainda mais próximo das áreas de conhecimento e dos setores produtivos. É preciso ouvir para vocalizar os interesses dos agentes econômicos e da sociedade. É preciso uma construção conjunta, por meio de propósitos, de uma linha editorial que sustente e amplifique temas estratégicos e essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Em 2019, ao conhecer o Capitalismo Consciente, abordagem de negócios que propõe criar valor e estar bem para todas as partes interessadas, nos identificamos com a causa. Acreditamos que os negócios são uma importante força transformadora e queremos apoiar empresas e lideranças a tomarem as melhores de decisões para seus negócios e para a sociedade.

Na linha do jornalismo construtivo – ou consciente – iniciamos um processo internamente, envolvendo nossas equipes, com o objetivo de identificar o propósito maior do Diário do Comércio e como ele pode se conectar com ações e práticas de gestão mais conscientes. Realizamos um mapeamento da nossa cultura e da gestão.

Cada integrante da equipe teve a oportunidade de refletir sobre seus valores pessoais e como eles se conectam com os valores do Diário do Comércio. Identificamos o nosso nível de consciência à luz dos pilares do Capitalismo Consciente e descobrimos nossas forças e as oportunidades de aperfeiçoamento.

E neste processo foi ficando cada vez mais claro como o Capitalismo Consciente faz sentido para nós e para o mundo atual, especialmente hoje, em que vivemos um dos maiores desafios da humanidade com a pandemia: como equilibrar desenvolvimento econômico e humano.

Assim, o Diário do Comércio torna-se oficialmente uma empresa apoiadora do movimento para contribuir na propagação de seus pilares, buscando a cada dia, ser uma empresa mais consciente e responsável.

Recentemente, por exemplo, na cobertura da pandemia, ficou claro para nós que era necessário um posicionamento mais positivo e construtivo, divulgando bons exemplos de empresas que, com suas iniciativas, estão ajudando pessoas e comunidades neste momento difícil. Para dar direcionamento e luz neste momento tão obscuro, lançamos uma landing page com a hashtag #JUNTOSPELASEMPRESASDEMINAS, que reflete exatamente o nosso propósito.

E então surgiu a ideia de organizarmos também um seminário on-line #JUNTOSPELASEMPRESASDEMINAS, com o objetivo de fornecer subsídios para que possamos promover reflexões sobre como podemos construir negócios melhores para uma sociedade melhor.

Reunimos um grupo muito especial formado por empresários, empreendedores e lideranças de diversos setores para apresentarem reflexões e realizações de suas empresas e instituições na superação dos desafios atuais e construção de negócios melhores para uma sociedade melhor.

Na edição de hoje, nosso leitor vai ter a oportunidade de saber um pouco mais o que estamos preparando para o seminário. Confirma no site https://diariodo.co/evento/ toda a programação do evento e faça sua inscrição! Todos são bem-vindos!

Podemos juntos construir negócios melhores para o mundo, começando por Minas Gerais!

Adriana Muls – Presidente