Ekopolis: ecologia e cidadania

4 de julho de 2020 às 0h12

img
Crédito: Freepik

Tilden Santiago*

Sem consciência política e ecológica, não se constrói uma nação. Mesmo que ela atinja um forte desenvolvimento econômico. O que é um objetivo a ser também perseguido em vista do bem comum geral.

Mas crescimento sem cidadania, sem política, sem solidariedade, sem democracia e sem justiça social não se justifica. Como também é incompreensível um inchaço econômico de riquezas, sem sustentabilidade ecológica, sem preservação dos recursos da natureza, tão vilipendiada pela ganância de acumulação do capital, fruto da idolatria do lucro.

Houve um tempo em que instituições mais em contato com a população, associações de moradores e consumidores, sindicatos, cooperativas, conselhos populares, partidos políticos e lideranças comunitárias se preocupavam com a formação cidadã e ecológico-ambiental das bases da sociedade.

No âmbito da educação formal, há um relativo esforço de introduzir noções a respeito das duas esferas – cidadã e ecológica – na agenda programática de algumas disciplinas escolares.

Mas, um trabalho mais efetivo de conscientização em massa, como acontece nas ONGs e, parcialmente, através de veículos de comunicação, está por se fazer. Em Contagem, um grupo de homens e mulheres caminha para consolidar a implantação de uma Organização Social (OS) – uma ONG – a Ekopolis, logo após a quarentena imposta pela pandemia.

Os estatutos estão redigidos e, após aprovação em Assembleia Geral, a Ekopolis será registrada em cartório para funcionar dentro das exigências da lei. Seu objetivo será a educação popular para as comunidades de periferia, começando pela Grande BH. E o foco será na Cidadania e na Ecologia, como forças luminares da humanidade e da sustentabilidade a serem promovidas.

A Ekopolis contará com membros dispostos a irem pelas comunidades, promovendo palestras, debates, seminários, conferências, conscientizando sobre as duas esferas da vivência social.

Ela já conta também com a participação de conselheiros, filiados honorários, empresários, dispostos a contribuir para a devida atuação dos agentes sociais da educação popular, complementando os recursos a serem obtidos de projetos aprovados no país ou no exterior. A Ekopolis será de grande proveito à nova sociedade, com a qual se sonha após a pandemia do coronavírus.

*Jornalista, embaixador e sacerdote itinerante

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail