O protocolo familiar nas empresas

18 de abril de 2019 às 0h01

CARLOS PEDRAL *

Os negócios familiares são uma realidade no Brasil e no mundo. Para garantir equilíbrio entre uma gestão profissionalizada e uma dinâmica familiar saudável, emerge o protocolo familiar, espécie de bússola orientadora nesses casos. Também chamado por alguns de constituição ou estatuto da família, esse protocolo é um acordo firmado entre os familiares seguindo preceitos do legado moral, do histórico e da tradição do grupo familiar.

É nesse estatuto que ficam estabelecidos valores, papéis e responsabilidades, direitos e obrigações, regras e sanções, que são válidos para todos aqueles que integram a família empresária, inclusive cônjuges. O protocolo é um produto do diálogo e se constitui num instrumento essencial para sustentar a relação entre os membros da família, entre estes e os seus negócios, seu patrimônio e sua evolução ao longo do tempo.

É aconselhável o desenvolvimento de um protocolo para todas as empresas familiares: isso garante a continuidade dos negócios, bem como a harmonia dentro e fora do ambiente de trabalho. Sua aplicação traz benefícios para diferentes segmentos e portes de famílias empresárias. As de menor porte (comuns na primeira geração) podem ter dificuldade em formar um consenso e, por isso, a definição de regras por meio do documento evita problemas de comunicação, isolamento de opinião e a sensação —de alguns membros— de ausência de neutralidade, principalmente pelo fundador.

Já as famílias empresárias com maior número de integrantes (mais comuns quando membros da segunda geração já estão no comando) podem encontrar no protocolo uma forma de alinhar regras diante de uma diversidade maior de opiniões, necessidades e expectativas. Além disso, nesses casos, o protocolo serve para aproximar as gerações mais novas dos valores e princípios seguidos pelos fundadores.

O protocolo se revela um importante instrumento anticonflitos. Questões que costumam ser fonte de tensão entre os membros, como escolha dos futuros líderes da família e da empresa, seus papéis e responsabilidades, decisões sobre a estratégia do negócio, definição da remuneração para os membros à frente da gestão, decisões sobre reinvestimento de lucros e pagamentos de dividendos ou discordâncias entre a família e os gestores, podem ser prevenidas com a adoção desse recurso.

Uma consultoria pode ajudar na implementação do protocolo, assessorando os interessados a entenderem as características do seu negócio e das relações familiares envolvidas, a fim de garantir que todas as particularidades sejam consideradas, ponderadas, decididas e, por fim, aplicadas. Com um protocolo familiar devidamente estabelecido, famílias empresárias dão um passo importante para o fortalecimento do seu sistema de governança e da gestão do negócio da família.

  • Sócio da PwC Brasil

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail