Protagonismo feminino no mercado imobiliário

28 de março de 2019 às 0h01

Arlene Gomes *

Aproveitamos o mês de março para falar, especialmente, da mulher. Nossas lutas por independência e participação nos contextos social, político, familiar, profissional e íntimo se dão durante todo o ano, mas é nessa época que paramos para refletir sobre os avanços e evoluções que temos feito, até aqui. E essa reflexão é imprescindível, afinal, hoje, representamos mais da metade da população brasileira.

Falar da atuação profissional feminina, especialmente no mercado imobiliário, é contar a história de conquista de um importante espaço, até certo tempo ocupado por homens. Para se ter uma ideia, até 1958, as mulheres eram proibidas de atuar como corretoras, uma regra imposta pelo artigo 37 do Código Comercial Brasileiro (Lei nº 556, de 25 de junho de 1850). Após a revogação do artigo é que as mulheres puderam começar a exercer a profissão no Brasil.

Como mulher, e tendo contato com tantos profissionais capacitados e interessados em trazer inovação e resultados para o setor, tenho percebido como a força feminina é indispensável para a área, que é considerada um dos principais setores, já que o desempenho da construção civil representa um significativo termômetro da economia. Além disso, a luta das mulheres pela conquista de espaço no mercado de trabalho, em todas as áreas, é, de certa forma, recente e tem mostrado bons resultado. No setor imobiliário, o avanço da participação das mulheres já é visível.

Uma pesquisa, feita pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) sobre os corretores de imóveis brasileiros, mostra que, do começo dos anos 2000 para cá, o número de mulheres aumentou em incríveis 144%. A Federação Nacional de Corretores de Imóveis (Fenaci) estima que o sexo feminino ocupe, hoje, mais de 40% das vagas dessa profissão.

O estudo da Cofeci mostra, também, que esse aumento não se limita ao exercício dessa profissão. Além de atuarmos no setor administrativo, na corretagem, captação, gerência e como proprietárias, também temos atuado de maneira crescente em entidades voltadas à defesa da categoria, como em associações e sindicatos.

Diante de tantos números positivos, que reforçam a democratização do acesso feminino ao mercado imobiliário, é importante também reforçar como algumas características, próprias do sexo feminino, como, por exemplo, mais atenção aos detalhes, podem interferir, positivamente, nos processos de captação, vendas, aluguéis e negociação de imóveis.

Além disso, atualmente, o poder de compra e de decisão têm se tornado muito mais feminino, principalmente no mercado residencial. Em muitos casos, a decisão da compra do imóvel tem influência nas questões relacionadas à família, como a preocupação com a proximidade de escolas, supermercados e farmácias, por exemplo. E esse perfil é crucial no mercado imobiliário, principalmente hoje, com uma demanda cada vez maior e mais refinada por atenção, atendimento personalizado e diferenciado.  

Para atender a essa necessidade, no entanto, investir em estudos e capacitação, voltados para o setor, é crucial. Como o mercado imobiliário vem passando por mudanças, principalmente em relação às novas tecnologias e ao comportamento do consumidor, participar de palestras, cursos e investir em grupos de estudos com outros profissionais da área pode ser um grande diferencial. É também uma alternativa para exercer a comunicação e aumentar a rede de relacionamentos.

Por fim, expor nossa participação no setor imobiliário é também uma forma de mostrar que esse aumento exponencial diz respeito à contribuição da mulher nesse mercado, afinal, chegamos para somar e contribuir.

Homens e mulheres possuem características que se completam e, profissionalmente falando, isso é ainda mais visível. Além de ser positivo para quem trabalha e tem seu espaço como profissional; para quem adquire um imóvel, e tem a possibilidade de contar com perfis diferentes de especialistas; e fundamental para o mercado, que se mantém diversificado, inovador e em constante evolução.

*Palestrante, mentora e especialista em gestão para o mercado imobiliário

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail