Crédito: Pxhere

Samuel Flam *

Entender a saúde é uma tarefa cada vez mais complexa. Da antiga noção religiosa, que associava o surgimento de doenças ao pecado, até os dias de hoje, uma longa evolução se registra. Com o desenvolvimento das pesquisas e da tecnologia aplicada à Medicina, hoje podemos ter melhor clareza do que o conceito de saúde de fato representa e como nos manter saudáveis de forma integral: equilibrando corpo, mente e alma.

Ter uma alimentação saudável, praticar uma atividade física e procurar o equilíbrio da mente é o que hoje chamamos de cuidado integral com a saúde. A própria Organização Mundial da Saúde assim define o termo: como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.

Para se chegar a esse estado de completo bem-estar, é importante que os sistemas de saúde estejam orientados para a promoção de uma vida saudável e para a melhoria da experiência do cliente. Por que falamos de experiência e não de satisfação? Porque a satisfação se reflete em perspectivas subjetivas de como as pessoas entendem que o atendimento deve ser realizado. A experiência é a entrega de valor, a qualidade de fato, refletida na percepção dos clientes. E, cada vez mais, valor é fazer para o paciente o que precisa ser feito, em tempo oportuno e com os recursos adequados, parafraseando o médico e professor Gonzalo Vecina.

Isso significa que é preciso olhar para os indivíduos de forma integral, conscientes de que todos nós somos uma união complexa de corpo, mente e alma. Por isso, costumamos dizer que saúde é atitude. É a decisão que tomamos pela prevenção de doenças, pela alimentação saudável, pela atividade física, pelo equilíbrio. Em outras palavras, é o cultivo aos bons hábitos de saúde que nos ajudarão a ter uma vida longeva, produtiva e mais feliz.

Portanto, é tempo de nos despertarmos para essa reconfiguração no conceito de saúde. Estar saudável é cada vez mais uma responsabilidade que assumimos conosco e que compartilhamos com os sistemas de saúde, com a sociedade, com a família. É a escolha que devemos fazer sempre, todas as manhãs. É decisão. É atitude.

Acreditamos que esse é o caminho para um cuidado integral com a saúde. Por isso, estamos promovendo um grande movimento em prol da saúde do corpo, da mente e da alma. O Festival Desperta, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, é um convite para uma vida melhor, mais plena e saudável. Afinal, saúde é equilíbrio. E ter atitude é o primeiro passo para uma vida melhor.

*Diretor-presidente da Unimed-BH