Setor de franquias resiste à pandemia

29 de janeiro de 2021 às 0h10

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#Opinião | Imagem: Pexels/ Adaptação: Will Araújo

Ao mesmo tempo que o ano passado foi complexo e bastante desafiador, nunca tivemos tantas opções de negócios no franchising como temos hoje. Igualmente outras áreas da nossa economia, o segmento vem passando por transformações e se adaptando as demandas de um mercado completamente novo. Se empreender está no sangue dos brasileiros, apostar em redes de franquias é uma oportunidade para quem pretende começar um negócio com segurança. Acredito que setores como alimentação, saúde e vendas via e-commerce, por exemplo, devem continuar em alta e registrar crescimento já nos próximos meses.

Apesar das incertezas, iniciamos 2021 com notícias animadoras sobre o início da vacinação para conter o avanço da Covid-19 no Brasil. Ainda que tenhamos que continuar com as medidas de segurança necessárias para evitar o espalhamento da doença, agora é possível fazer planos. Tirar o primeiro trimestre para analisar as suas reservas financeiras e pesquisar as marcas que mais combinam com o seu perfil – bem como estudar o público-alvo, as atividades desenvolvidas, a concorrência e agendar calls para tirar dúvidas com franqueadores – é um passo importante para não tomar decisões precipitadas.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ramo movimentou mais de R$ 186 bilhões em 2020 e teve um aumento de 6,9% em comparação ao ano anterior, ou seja, as franquias conseguiram resistir à crise e os empresários passaram a enxergar possibilidades de sucesso mesmo diante do atual cenário. Se me perguntassem o motivo que levou aos bons resultados, diria que a pandemia obrigou as marcas a abaixarem os custos das franquias, flexibilizando o modelo de negócio. Além disso, com investimento inicial de até R$ 90 mil, as microfranquias foram as grandes responsáveis pelo destaque positivo do setor.

Provavelmente, eu também comentaria da agradável relação de parceria entre franqueado e franqueador, que juntos trocam experiências e agregam conhecimentos que ajudam a manter a empresa cada vez mais sólida no mercado e em ritmo constante de desenvolvimento. Para quem está iniciando carreira no franchising e nunca esteve à frente de um negócio, poder contar com o know how e expertise de terceiros é meio caminho andado para o êxito. A insegurança entre abrir uma companhia do zero ou vincular seu nome a uma marca já padronizada e aceita pelos consumidores é válida e só você pode definir os riscos.

É importante dizer que não basta ter o dinheiro do investimento para ter uma franquia: de acordo com o Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 15% das redes fecham as portas antes de completar dez anos. E é por isso que conhecer a fundo a empresa é essencial. Conte com o apoio de especialistas para identificar situações que podem fugir do seu planejado. Vai por mim, durante o entusiasmo inicial é comum que detalhes passem despercebidos. Me coloco à disposição para te ajudar a ter cuidado e desenvolver sua franquia com tranquilidade. Com cautela e sabedoria, o mercado é promissor e vale a pena.

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