Vale e UFMG abrem inscrições para programa de desenvolvimento e inovação em mineração circular
A mineradora Vale, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abriu as inscrições para a segunda edição do Programa Gênese Colab Mineração Circular. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de projetos de tecnologias, inovação e soluções de economia circular no setor de mineração, com foco no aproveitamento de rejeitos, estéreis e resíduos industriais.
O edital contempla iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) vinculadas a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) de Minas Gerais. Ao todo, serão selecionados seis projetos. As submissões podem ser feitas no site oficial do Programa Gênese até este domingo (8).
Entre os temas para a elaboração de estratégias da mineração circular estão o reprocessamento de rejeitos, o desenvolvimento de coprodutos e o processamento de estéreis, além de soluções para a circularidade de resíduos industriais, incluindo o aproveitamento desses resíduos como coprodutos e a sua logística e rastreabilidade.
Os participantes terão acesso a cursos de capacitação, workshops e mentorias com especialistas da Vale e da UFMG, além de suporte financeiro e de acompanhamento técnico durante o período. O objetivo é contribuir para o amadurecimento das soluções e ampliar seu potencial de aplicação prática no setor.
- Leia também: Equipe de alunos da UFMG conquista dois primeiros lugares em competição nacional de aeronaves
Programa Gênese integra o Colab Mineração Circular
O programa busca aproximar universidades, pesquisadores e demais profissionais do setor produtivo, por meio de ações em desenvolvimento de tecnologias e negócios com foco na mineração. A iniciativa também integra o Waste to Value, outro programa de mineração circular da Vale, que reúne mais de 100 atividades que abordam sobre o reaproveitamento de rejeitos e estéreis na produção mineral e coprodutos. A proposta busca reduzir a geração de resíduos e otimizar o uso das reservas minerais.
A Vale já produziu 26,3 milhões de toneladas de minério de ferro de fontes circulares em 2025, acumulando crescimento de 107% em relação ao registrado em 2024. Cerca de 80% desse volume foi gerado em Minas Gerais.
Serviço
Programa Gênese Colab MC 2026-2027
- Inscrições: 8 de novembro de 2026
- Projetos selecionados: 6
- Temas: reprocessamento de rejeitos, coprodutos, processamento de estéreis e logística/rastreabilidade de resíduos minerais e industriais.
- Inscrições: site oficial do Programa Gênese Colab MC
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- CARTA DE RENÚNCIA CONCESSIONARIA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CONFINS S/A
- CARTA DE RENÚNCIA CONCESSIONARIA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CONFINS S/A
- AVISO DE EXTRAVIO DE LIVROS SOCIETÁRIOS NOG PARTICIPACOES S/A NOGPAR
Ouça a rádio de Minas