Barão de Cocais recebe projeto gratuito de formação artística

Capacitações incluem aulas de circo, percussão, dança e teatro, além de noções e experiências práticas em sustentabilidade.

29 de janeiro de 2024 às 19h16

img
Voltado para crianças e jovens, de 8 a 14 anos, projeto itinerante ficará no ginásio Poliesportivo Waldemar das Dores. | Crédito: IDEC - Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura

A cidade de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, passa a contar com um novo projeto de formação artística: o “Container das Artes”. A capacitação gratuita para crianças e jovens de 8 a 14 anos conta com aulas de circo, percussão, dança e teatro, além de noções e experiências práticas em sustentabilidade.

A iniciativa, idealizada e executada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (Idec), com patrocínio da Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, acontecerá a partir de amanhã (30), com início das aulas em 2 de fevereiro. As inscrições já podem ser realizadas no local, situado no Ginásio Poliesportivo Waldemar das Dores.

Segundo a coordenadora de cultura do Idec, Laura Lopes, o “Container das Artes” surge para proporcionar atividades artísticas e culturais acessíveis para crianças e jovens, além de deixar um legado para a cidade e para o País no longo prazo. “Nossos alunos vão vivenciar essas atividades, algumas com as quais nunca tiveram contato antes, e vão levar essa experiência para a vida. É uma alegria participar desse projeto”, afirma.

Barão de Cocais será a segunda cidade contemplada com o projeto

Após feedback positivo em Santa Maria de Itabira, também na região Central do Estado, Barão de Cocais será a segunda cidade a ser contemplada com o projeto de formação artística. Segundo a diretora pedagógica do Idec, Leny Figueiredo, o Container das Artes terá sempre três meses de atuação em cada cidade, reforçando a atuação itinerante do projeto.

“Apesar de ser itinerante, o feedback que recebemos é muito positivo, tendo apresentado às crianças e adolescentes atividades que eles nunca tinham visto antes, levando cultura e transmitindo valores. Esperamos que seja um sucesso também em Barão dos Cocais”, conclui.

Formação direcionada à sustentabilidade

Crédito: Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC)

Um dos destaques da iniciativa é o foco em sustentabilidade. Os contêineres que serão utilizados para a realização das capacitações funcionam com captação de energia eólica e solar. Segundo a organização, a medida propõe um exemplo prático para as aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades.

Além disso, uma parede verde será montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, e será deixada como um legado do “Container das Artes” por onde passar. A estrutura e o material utilizado durantes as aulas também ficam na cidade.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail