Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (06/12)!

6 de dezembro de 2023 às 0h04

img
Crédito: Divulgação/ONYC

Homenagem a Neil Young

Os amantes do autêntico e eterno rock and roll têm um encontro marcado com a música e a poesia do velho hippie canadense Neil Young, Hoje, a banda Over Neil Young Company (ONYC) se apresenta no XBK, numa das esquinas mais charmosas e roqueiras da cidade, na rua Vitorio Marçola, 184, Anchieta. A casa abre às 18h e o show começa às 20h. Criada no início dos anos 2000l, a ONYC se dedica a homenagear e resgatar a trajetória desse ícone da música universal, Neil Young. A banda é uma verdadeira cooperativa afetivo-musical, formada por irmãos, filhos, sobrinhos e amigos históricos que compartilham o amor pela música. A formação conta com Rick Bolina (guitarra, voz e gaita), Thiago Diniz (guitarra e voz), Márcio Diniz (baixo e vocal), João Marcelo Diniz, José Artur Aguiar e Dinho Mourão, que se revezam na bateria. Com cinco anos de funcionamento, o XBK é referência para quem curte o melhor do rock clássico e do blues.

“Sílabas e Sons”

A linguista e escritora Conceição Evaristo e a multiartista Leila Maria estarão no Museu Boulieu, em Ouro Preto, hoje, às 20h, para uma edição especial do programa “Sílabas e Sons” conduzido pelo professor decano da PUC Rio, Júlio Diniz. Conceição Evaristo, conhecida por obras como ‘Ponciá Vicêncio’, é uma renomada romancista, poetisa e contista. Sua literatura contemporânea destaca-se pelo empoderamento feminino e pela denúncia veemente da discriminação racial. Leila Maria tem mais de 30 anos de carreira como jornalista, cantora, compositora e professora. A talentosa artista carioca foi vice-campeã do “The Voice +” em 2021, colaborando na cena musical com ícones como Ed Motta, com quem compartilhou uma faixa do CD ‘Dwitza’ (Universal). Os ingressos podem ser trocados no Museu Boulieu por 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho, durante o horário de funcionamento da instituição.

Mostra de presépios

Os tradicionais presépios ocupam três salas do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) até 06 de janeiro de 24. As obras fazem parte do rico e diversificado acervo da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), reunido ao longo de 50 anos de realização do Concurso Nacional de Presépios. A mostra, intitulada “Presépios – Tradição Viva, Leituras e Releituras”, integra a segunda fase da exposição “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição”, da Faop, que mostrou, em sua primeira etapa, um ateliê de restauração ao vivo. A mostra de presépios foi organizada em três momentos: na primeira sala, os visitantes poderão conhecer a trajetória do concurso, sendo a passagem do tempo marcada pela transformação de materiais e leituras acerca do tema; na segunda, uma homenagem à tradição dos fazeres em pedra-sabão e madeira, dois materiais característicos da região da histórica Ouro Preto desde o século XVIII; já na terceira sala, o destaque é para a criatividade por meio da diversidade de materiais.

“Filarmônica no Memorial”

Grupos de câmara da Academia Filarmônica apresentam-se amanhã, às 19h e às 20h30, no projeto “Filarmônica no Memorial – Música de Câmara”, no prédio do Memorial Minas
Gerais Vale, no Circuito Liberdade. No repertório, obras de Couperin, Zabel, Tournier, Beethoven, Villa-Lobos, Lebedev e Jônatas Reis. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala. Os ingressos, um par por pessoa, devem ser retirados no dia do concerto, uma hora antes de cada apresentação, no Memorial Minas Gerais Vale. A capacidade do espaço é de 82 lugares. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente Titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas.O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail