Confira o que funciona em BH no feriado da Proclamação da República

Durante a data, o comércio poderá funcionar mediante normas da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024

14 de novembro de 2023 às 15h54

img
Parques e zoológicos funcionarão normalmente em BH | Crédito: Leonardo Morais

Considerada data histórica no País, o Dia da Proclamação da República, que em 2023 cai nesta quarta-feira (15), é uma oportunidade não apenas para o descanso das pessoas, mas também para conhecer diferentes atrações de Belo Horizonte e fomentar os negócios da capital mineira.

Confira como ficará o funcionamento dos principais estabelecimentos de Belo Horizonte neste feriado.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos de todo o País não terão atendimento presencial tanto no feriado de Proclamação da República quanto no Dia da Consciência Negra (20), para as cidades e Estados que aderem à data comemorativa. As operações nas agências bancárias voltam à normalidade nos dias 16, 17 e 21/11 em regiões sem feriados municipais.

O público que deseja contatar os bancos, pode realizar o contato por meio das áreas de autoatendimento e dos canais digitais. Já as contas e carnês com vencimentos marcados para a data e no dia 20/11 poderão ser pagas, sem tarifas adicionais, no próximo dia útil após cada uma delas.

Comércio

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o comércio da capital mineira poderá operar normalmente no feriado, mediante cumprimento das regras estipuladas na Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 na categoria do Comércio. São elas:

  • Jornada de trabalho de oito horas, com uma hora para o intervalo;
  • Efetuação do pagamento de R$ 41,00 até o quinto dia útil do próximo mês em relação ao feriado;
  • Jornada de hora extra com aditivo de 70%;
  • Fornecimento de vale-transporte;
  • Oferta de folga em até 75 dias após o mês do feriado. A folga não poderá acontecer em outro feriado ou durante o período de descanso remunerado semanal;
  • Em caso de não cumprimento da folga, o funcionário tem direito ao recebimento de horas extras, com pagamento adicional de 100% no valor estipulado para o salário e hora

Shoppings

Ainda conforme a CDL-BH, os shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden terão jornada de trabalho dás 10h até às 16h.

Os demais shoppings de BH devem ter jornada de 14h às 20h.

Supermercados

A Associação Mineira de Supermercados (Amis) divulgou que durante o feriado, os supermercados poderão operar com normalidade em BH e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As unidades do Assaí Atacadista funcionarão das 07h às 22h.

Unidades de Atendimento Integrado (UAIs)

Todas as 41 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais não estarão em funcionamento na quarta-feira e o atendimento retornará ao normal na quinta-feira (16). Os serviços prestados podem ser agendados previamente nos portais digitais do Governo de Minas.

Serviços da Prefeitura

Transporte e limpeza urbana na Capital

Nesta quarta-feira o transporte público vai operar com quadro de horários de feriado. A consulta pode ser realizada no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

A coleta de resíduos domiciliares ocorrerá normalmente durante a data. No entanto, a coleta seletiva não será realizada. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) estarão abertas para o serviço.

Órgãos de saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (Upas), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), a Central de Internação, o SAMU, o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs estarão em operação 24h por dia. Os Centros de Saúde, contudo, não irão funcionar amanhã.

Parques

Parque Municipal

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, estará aberto de terça a sábado, de 7h às 21h, e no domingo, das 7h às 17h.

Parque das Mangabeiras

Já o Parque das Mangabeiras, vai funcionar de terça a domingo, das 8h às 17h. O Parque Ecológico da Pampulha vai estar aberto ao público, de terça a domingo, das 8h às 17h.

Zoológico e Aquário

O Zoológico e Jardim Botânico vai receber visitantes das 8h às 17h.

Já o Aquário do Rio São Francisco estará aberto entre as 8h30 e 16h30.

*Estagiário sob supervisão da edição

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail