Gilberto de Abreu abre baú de desenhos

São trabalhos acumulados em mais de 40 anos de profissão

19 de janeiro de 2024 às 5h09

img
Crédito: Gilberto de Abreu

O artista visual Gilberto de Abreu convida o público a mergulhar em sua mais recente exposição intitulada “Desenhos na Pele do Planeta”, com a colaboração única da sua neta, a também artista Luana Cacique. A mostra estará em exibição na Casa Lima D’Artes (rua Lima Duarte, 86, Carlos Prates), proporcionando uma experiência envolvente que se estenderá a partir de amanhã ao dia 24 de fevereiro.

Gilberto de Abreu compartilha desenhos de mais de 40 anos de profissão, abrindo as portas de seu baú para o público. Ele revela a essência da exposição, dizendo: “Os desenhos são como uma linguagem, são o início de tudo que é criado no planeta. Desde coisas simples, como uma caneta ou pincel, até nossas casas e carros, tudo já foi desenhado antes. O desenho, assim como a arte em geral, está se preparando para se tornar parte essencial do nosso dia a dia.”

Nesta exposição inédita, Abreu colabora com sua neta, Luana Cacique, também artista e estudante na Escola Guignard, destacando um talento que se perpetua de geração a geração,  “A primeira vez que vi os desenhos da Luana, percebi o talento dela para as artes. Foi quando dei a ela diversas tintas para que pudesse pintar o seu quarto. O resultado foi maravilhoso, a sua facilidade de lidar com traços e cores encantou toda a família”, lembra Gilberto. 

Luana Cacique, além de ser artista prática, atua como tatuadora, traz em seus desenhos a essência do universo das tatuagens, explorando as características únicas das atitudes e sentimentos na jornada da vida. Seu trabalho reflete a interação entre sentimentos, destacando como as experiências deixam marcas simétricas no corpo. Utilizando materiais diversos, cria peças espontâneas e livres, sem regras que limitem a imaginação. O resultado são séries de desenhos e peças únicas, sendo o nanquim um dos principais materiais. “Com os desenhos e escritos de meu avô, observei que o todo é preenchido e rodeado por algo que habita o interior e exterior do nosso corpo, nos objetos, e do que é visível. Afeta e é afetado. Pesa. Move. Como prana”, destaca a artista.

Crédito: Gilberto de Abreu

Carreira

Gilberto de Abreu, versátil artista que atua como pintor, ilustrador, desenhista e cenógrafo, iniciou sua carreira autodidata nos anos 70. Posteriormente estudou por alguns meses, como ouvinte, na Escola Guignard, em Belo Horizonte. Nesta mesma cidade, criou a I Feira de Arte Mineira. Em conjunto com sua atuação nas artes plásticas, também se destacou ao ilustrar capas e encartes de diversos álbuns, sendo a mais célebre delas a do disco “Sol de Primavera” de Beto Guedes. Trabalha como cenógrafo em peças teatrais e apresentou suas pinturas nos longa metragens “Dança dos Bonecos’, de Helvécio Ratton e “Um Filme 100% Brasileiro”, de José Sette de Barros. Publicou diversos álbuns de desenhos, quadrinhos e poemas, destacando-se “ Acontece o que a gente tece”.

Sua carreira, marcada por participações em exposições individuais e coletivas, recebeu reconhecimento no Salão Nacional de Artes Plásticas. Sua obra multifacetada reflete a contemporaneidade, explorando diversas técnicas e materiais, deixando um legado significativo na cena artística brasileira.

Luana Cacique, estudante de artes na Escola Guignard, destaca-se por suas habilidades em desenho, tatuagem e design de cartazes no cineclube 3 Filmes Hoje. Seu trabalho busca expressar processos internos com leveza, explorando a dualidade entre fragilidade e força, interno e externo. Influenciada pelas aprendizagens desde a infância com seu avô, Gilberto, e pelas propostas em aulas na Escola Guignard, Luana apresenta uma trajetória artística inicial através de desenhos realizados de 2020 a 2023, abordando uma variedade de situações e temas. Experimentando com diversas cores e técnicas, seus autorretratos frágeis exploram a observação de sentimentos, criando diálogos que transpõem emoções profundas e cenas imaginárias para a pele do papel, e, metaforicamente, para a pele do planeta.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail