“Krishna na Fulô” acontece neste sábado no Armazém do Campo

O evento de pré-carnaval tem ingressos a R$ 15 e estão à venda no Sympla

3 de fevereiro de 2024 às 5h09

img
Crédito: Israel Campos

A festa “Krishna na Fulô” vai reunir, no sábado (3), a partir das 19h, no Armazém do Campo (avenida Augusto de Lima, 2.136, Barro Preto), dois dos mais tradicionais blocos de Belo Horizonte: o Pena de Pavão de Krishna e o Pisa na Fulô. O evento de pré-carnaval tem ingressos a R$ 15, à venda no Sympla.

“Todo ano, o Pena convida um bloco que, assim como nós, acredita neste lugar em que é possível fazer uma transformação no mundo por meio de uma grande partilha”, adiantou a cantora mineira Leopoldina, que, além do Pena de Pavão, canta nos blocos Anda Cunfé e Juventude Bronzeada.

De acordo com a cantora, “a folia da capital mineira é feita de muita luta”. “O Carnaval é o lugar em que, através da alegria, o ser humano consegue romper muitas barreiras. É uma grande ferramenta social e acreditamos que é isso que move esse período na capital mineira”, garante a artista, animada para, além de partilhar este momento com as companheiras e companheiros do Pisa na Fulô, “aquecer os tamborins junto aos foliões e a turma do Armazém do Campo”.

Para Gustavito Amaral, que assina a produção do Pena de Pavão ao lado de Manuel, Túlio Nobre e Andreza Coutinho, integrantes do coletivo Águas Gerais, o “Krishna na Fulô” será uma oportunidade única de o público assistir dois dos blocos mais tradicionais da cidade. “Os dois blocos são parceiros e trazem em comum a forte originalidade nas propostas e um repertório muito animado”, garantiu o artista, explicando um pouco da proposta do evento. “Vamos reunir as bandas, os amigos, os foliões e toda a galera para celebrar o pré-carnaval com a gente e com os nossos parceiros do Armazém do Campo, do qual apoiamos muito o movimento”, completou o artista.

Além de Gustavito Amaral, a banda do bloco Pena de Pavão de Krishna é formada por Raphael Salles, Túlio Nobre, Leopoldina e Manuel Andrade. Na coordenação da ala de dança, estão Lalis Diniz e Lola Lessa. Andreza Coutinho (Dezza) assina a coordenação de produção, e Maíra Leonel a direção artística do bloco. “O Carnaval, pra mim, é um evento de cunho revolucionário em meio a felicidade; e a alegria é um lugar onde a gente consegue organizar a sociedade dentro do sonho dela. É uma festa que desperta em nós o feminino, mas não só em questão da mulher, como de homens, mas de encontrar o feminino em nós, a energia criativa, de gestar projetos, de acolher, de concretizar e cuidar”, comenta Leopoldina.

Mulheres

Neste Carnaval, o Pavão vai fazer uma homenagem às mulheres de luta e às mestras da cultura popular, saudando assim a força feminina. Em seu 11º cortejo, o bloco vai contar com a presença das cantoras Déa Trancoso, Dona Eliza, Fran Januário, Augusta Barna, Deh Muss Onirika e Coral, abrangendo assim uma diversidade representativa dentro da cena artística local em diversas gerações, e também com uma intervenção de palhaças de bicicleta para homenagear Julieta Hernández, ou Jujuba, ciclista e viajante venezuelana recentemente assassinada no Brasil. A homenagem está sendo organizada por Dagmar Bedê.

Como é tradicional, o cortejo, no próximo dia 11, a partir das 7h, no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte, vai contar com a confecção de bonecos gigantes e as alegorias sob a direção artística de Maíra Leonel, assim como uma ala infantil e de acessibilidade, a “P.P.Kids”. A concentração será na avenida José Cândido da Silveira junto com a presença de representantes do movimento Hare Krishna da ISKCON BH, realizando um kirtan (canto tradicional de mantras) enquanto acontece a preparação para o cortejo. Nesse momento, terá um picnic coletivo e o ritual em que os foliões se pintam de azul.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail