Confira os filmes em cartaz na Retrospectiva 2023 do Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Mostra começa nesta quinta-feira (8) e vai até o dia 21, incluindo obras como "Elis e Tom - Só tinha de ser com você" e "Andança - Os encontros e as memórias de Beth Carvalho"

8 de fevereiro de 2024 às 7h00

img
Crédito: João Carlos Lacerda

As salas de Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas iniciam sua programação temática com a mostra Retrospectiva 2023. A partir de hoje e até o próximo dia 21, serão exibidos dez títulos escolhidos por dez programadores de todo o Brasil. As obras são ‘Retratos fantasmas” (foto), “Close”, “Folhas de outono”, “Monster”, “Mato seco em chamas”, “Sem ursos”, “Assassinos da lua das flores”, “Culpa e desejo”, “Elis e Tom – Só tinha de ser com você” e “Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho”.

Com olhar apurado e atento ao gosto do público, mas sem deixar de trazer a qualidade técnica de cada filme e observando as próprias preferências, os curadores oferecem uma programação variada com quatro filmes nacionais, sendo três documentários, filme belga, japonês, iraniano, francês e finlandês, e um norte-americano que concorre a nove estatuetas da 96ª edição do Oscar. “A mostra é uma forma de interação das salas do nosso centro cultural com todo o circuito comercial de rua do Brasil por meio dos produtores. As escolhas dos filmes são pautadas a partir de gostos pessoais, mas também em função do que foi uma tendência de público das salas ao longo do ano”, afirma Samuel Marotta, coordenador e programador das Salas de Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Os curadores e programadores convidados são: do Rio de Janeiro, Cavi Borges (Estação Botafogo), de Salvador, Cláudio Marques (Cine Glauber Rocha); Suzana Argollo (Circuito de Cinema Saladearte), de João Pessoa; Gian Orsini e Tais Pascoal (Cine Bangüe), de Porto Alegre;– Leonardo Bomfim (Cinemateca do Capitólio) e Mônica Kanitz (Cinemateca Paulo Amorim), de Curitiba; Marcos Jorge (Cine Passeio), de Brasília; Rafaella Rezende (Cine Brasília) e de Aracaju, Rosângela Rocha (Cine Vitória).

Considerado por críticos uma carta de amor à sétima arte, “Retratos fantasmas”, de Kleber Mendonça, integra a programação da mostra Retrospectiva 2023. “Partindo de prédios históricos e de antigos cinemas de sua Recife natal, o diretor costura memórias sobre sua formação pessoal e artística. Não por acaso, são reflexões que estimulam a percepção do próprio espectador – cada depoimento, cada sala fechada ou mesmo as referências aos primeiros filmes do diretor parecem se encaixar nas lembranças de todos nós”, observa Mônica Kanitz, curadora da Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre.

Revisionismo histórico

Com nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e direção para Martin Scorsese, a película “Assassinos da Lua das Flores”, também integra a Retrospectiva 2023. “Seguindo a trilha do necessário revisionismo histórico, Scorsese confronta o massacre indígena ao contar a história real dos assassinatos na tribo Osage, explorando a culpa e a brutalidade subjacentes, enquanto destaca a necessidade de reconhecimento da verdadeira história”, atesta a curadora de Salvador, Suzana Argollo.

Outro filme que poderá ser revisto na mostra é o francês “Culpa e desejo”, de Catherine Breillat, que integrou a mostra Varilux de Cinema e as sessões comerciais de várias salas no País. O curador Leonardo Bomfim, do Cinema Capitólio, de Porto Alegre, afirma que “pode até parecer light perto dos mais escandalosos da diretora, mas não é qualquer uma que filma dessa maneira o momento em que a protagonista e o garoto flertam abertamente: a encenação subversiva convida quem assiste a desejar participar, sem culpa, de um triângulo amoroso”.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail