"Pai da Invenção"
Tom Zé apresenta vasta obra no Palácio das Artes
Com 86 anos de vida, cantor e compositor se apresenta Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, no próximo sábado (25)
21 de novembro de 2023

O cantor e compositor Tom Zé, com mais de 50 anos de carreira e milhares de discos vendidos, apresenta no próximo sábado (25), a partir das 21h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), grandes sucessos da sua carreira. O show celebra os seus 86 anos de vida e sua coroação como Compositor Internacional 2023, através do Prêmio Tenco, que valoriza os mais destacados artistas da música mundial. Os ingressos estão à venda pelo site Eventim.
O artista baiano vai cantar músicas conhecidas da sua vasta carreira, como, “Menina Jesus”, “Augusta, Angélica e Consolação”, “Xique-Xique”, “Menina”, “Amanhã de Manhã” e “Tô”, pedidas continuamente pelos seus fãs. O repertório inclui também novas canções, que fazem parte do seu último trabalho intitulado “Língua Brasileira” (2022), como “Metro Guide”, “Hy-Brasil Terra Sem Mal”, “Os Clarins da Coragem”.
“Finalmente volto à minha amada Beagá!”, festeja o músico, que em sua incansável atividade criativa, como disse certa vez o cantor e também compositor Gilberto Gil, privilegia sempre o mais difícil.
Os fãs do cantor Tom Zé o chamam de “Pai da invenção”, tanto que a música do artista é um verdadeiro encontro de polaridades, que inclusive, serão reforçadas em seu show na capital mineira. “Traduzo em música as cidades onde vivi ou vivo, como exemplo, Irará, Salvador e São Paulo”, comenta o músico.
Conectado permanentemente ao seu tempo e a atualidade, ele também diz com muita propriedade e certeza, que em alguns pontos do Brasil existem nomes que chamam a atenção pela dedicação e amor à música. “A periferia brasileira tem artistas e composições atuais notáveis”, destaca.
Maestria
Para fazer uma apresentação com maestria, Tom Zé chega com os seus fiéis e competentes escudeiros.
Ou seja, músicos de primeira qualidade, sendo eles, Daniel Maia (guitarra e voz), Cristina Carneiro (teclado e voz), Felipe Alves (baixo e voz), Fábio Alves (bateria e a voz). Já a percussão fica por conta de Andreia Dias, artista muito elogiada pelo seu profissionalismo, inclusive pelo cantor.
Antônio José Santana Martins, o Tom Zé, nasceu no dia 11 de outubro de 1936 em Irará (Bahia). Criado num lar de classe média do recôncavo baiano, a vida da família mudou quando o pai de Tom Zé, que era comerciante, ganhou o prêmio máximo da loteria federal. Na adolescência, Tom Zé se mudou para Salvador onde cursou o secundário e seis anos na Universidade de Música da Bahia. Mais tarde veio a ser professor de contraponto e harmonia na faculdade onde estudou. Já a sua carreira artística começou na capital baiana, mais precisamente no Teatro Castro Alves, onde participou do espetáculo “Nós, por exemplo”, dirigido por Augusto Boal.
Foi na Bahia durante a juventude que conheceu os seus grandes amigos Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Nesse período, no ano de 1968, também gravou com alguns amigos músicos o célebre disco “Tropicália – Panis et Circensis”. No mesmo ano venceu o IV Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) com a música “São Paulo, Meu Amor”. Surfando a onda de sucesso grava seu primeiro disco: “Tom Zé – Grande Liquidação”. Atualmente, após vários prêmios e discos vendidos, Tom Zé é o compositor que, segundo o pesquisador Assis Ângelo, mais canções compôs para São Paulo, cidade onde vive há décadas.
Seu álbum mais recente é “Língua Brasileira”, lançado em 2022, pelo selo Sesc, que recebe o mesmo nome do espetáculo teatral que o artista estreou em janeiro de 2022, no Sesc Consolação, fruto de uma parceria entre o músico e o diretor teatral Felipe Hirsch, que também assina a direção artística do álbum, com produção musical de Daniel Ganjaman e Daniel Maia. Língua Brasileira apresenta dez canções inéditas, nascidas desse mergulho em águas teatrais, profundas e estimulantes, tendo como single de lançamento a canção “Os Clarins da Coragem”.

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Comentários
Conteúdo Relacionado
Arte
05/12/23
Programe-se
05/12/23
Atração Internacional
04/12/23
Empreendedorismo Social
04/12/23
Dança
02/12/23