Zema reforça autonomia e diálogo entre Poderes em posse de deputados na ALMG

O governador do Estado, Romeu Zema (Novo), participou, na tarde desta quarta-feira, da cerimônia de posse dos deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante o evento, o chefe do Executivo estadual discursou sobre a importância da autonomia e do diálogo entre os dois Poderes, Executivo e Legislativo, para uma harmonização democrática.
“Ressalto que, para o governo de Minas, a independência do Legislativo sempre foi questão de respeito e fidelidade ao princípio constitucional e democrático da separação harmônica dos poderes”, disse Zema, relatando que há muitas políticas públicas para serem realizadas em conjunto com os deputados eleitos.
Para o governador reeleito, sempre é oportuno um “diálogo atento aos anseios da sociedade civil e em benefício do povo mineiro”. Ainda em discurso, Zema pontuou sobre a necessidade de qualificar os serviços públicos, garantindo abertura e facilidade à sociedade civil como parte integrante. “Precisamos melhorar a qualidade das questões fiscais e ampliar a acessibilidade aos serviços e bens públicos de toda a população do Estado e para todos os agentes que aqui queiram empreender”.
Com a perspectiva de fortalecer os pilares do governo, assim como da ALMG, o governador destacou a importância da articulação dos Poderes. “Tenho certeza que a Legislatura que hoje se inicia terá um papel fundamental e de protagonismo que estamos construindo. Mais do que esperança, tenho a convicção de que a civilidade e o diálogo entre os agentes envolvidos na solução dos nossos problemas irão prevalecer em prol do povo mineiro”, completou.
Assembleia terá maior bancada feminina da história
Durante a solenidade, tomaram posse 76 dos 77 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022. A exceção foi a deputada Chiara Biondini (PP), visto que ainda não possui 21 anos. Desta forma, a sua posse só ocorrerá em 22 de fevereiro, dia do seu aniversário.
Do total empossado, 24 deputados estão iniciando um novo mandato e 52 se reelegeram. A bancada terá ainda 15 deputadas, o maior número da história da Assembleia. Já o deputado mais longevo da casa, Gil Pereira assume pela oitava vez o cargo, representando o Norte do Estado.
Tadeu Martins Leite é eleito presidente da Casa
E antes mesmo da nova legislatura começar, já havia sido definido que o deputado Tadeu Martins Leite (MDB) seria o novo presidente da Casa. Ele foi candidato único na eleição, encabeçando a chapa que pretende ocupar os sete cargos da Mesa da ALMG. Seu nome, portanto, foi o escolhido por 75 votos da bancada. Os dois únicos que não votaram foi o deputado Dr. Maurício (Novo), porque conduziu a votação, e Chiara Biondini (PP), ainda não empossada.
A chapa única composta para a formação da mesa também conta com a deputada Leninha (PT), para a 1ª vice-presidência; e os deputados Duarte Bechir (PSD), para 2º vice-presidente; Betinho Pinto Coelho (PV), para 3º vice; Antonio Carlos Arantes (PL), para 1º secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), para 2º secretário; e o deputado João Vítor Xavier (Cidadania), para 3º secretário.
Ouça a rádio de Minas