Ghosn propõe tornozeleira por liberdade

22 de janeiro de 2019 às 0h02

img
Executivo deu ainda outras garantias à Justiça para conseguir liberação mediante fiança - Crédito: Issei Kato/Reuters

Tóquio – O ex-presidente do conselho de administração da Nissan Carlos Ghosn propôs utilizar uma tornozeleira eletrônica e contratar guardas para monitorá-lo, em uma oferta incomum para conseguir ser solto mediante pagamento de fiança, após dois meses preso no Japão por suspeita de crimes financeiros.

Ghosn também está disposto a permanecer em Tóquio, onde alugou um apartamento, e a usar ações que possui da Nissan como garantia, segundo sua porta-voz. Uma nova audiência de fiança está prevista para esta semana, depois que um pedido anterior foi negado em parte devido a preocupações de que o executivo pudesse fugir.

A libertação permitiria que Ghosn se reunisse com mais frequência com seus advogados e se defendesse no conselho da Renault, da qual permanece como presidente do conselho e CEO, em meio a pedidos pela sua remoção e potenciais passos para reestruturar a parceria com a Nissan.

Revisão dos laços – À medida que a prisão do executivo continua a comprometer a perspectiva para a aliança da Nissan, com a francesa Renault e a Mitsubishi Motors, a Nissan disse que não é hora de discutir a revisão dos laços entre os parceiros.

Ghosn, que liderou a recuperação da Nissan duas décadas atrás, pressionava por uma aliança mais profunda entre a Nissan e a Renault, incluindo uma possível fusão completa, apesar de fortes ressalvas por parte da empresa japonesa. “Nós não estamos no momento para discussões do tipo”, disse o CEO da Nissan, Hiroto Saikawa, ontem a repórteres.

Saikawa também afirmou não ter ouvido diretamente sobre uma suposta proposta francesa para integrar a administração da montadora japonesa com a Renault, acrescentando que não é hora de discutir a revisão dos laços entre os parceiros.

O jornal japonês Nikkei reportou, no domingo (20), que uma delegação do governo francês havia informado a Tóquio que irá buscar uma integração da Renault com a Nissan, provavelmente sob o guarda-chuva de uma única holding. “Como não ouvi isso diretamente, não posso comentar”, disse Saikawa a repórteres.

Segundo a emissora pública japonesa NHK, o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, falou a jornalistas que uma proposta de integração “não está sobre a mesa agora”.

Uma fonte com conhecimento do funcionamento da Nissan disse que a suposta proposta francesa não “faz sentido”, dada as diferentes culturais das duas empresas, a menor produtividade da Renault e a maior contribuição da Nissan para tecnologias-chave.

“É uma fusão virtual, eu não acho que faça sentido”, explicou a fonte, acrescentando que não ouviu diretamente sobre uma proposta do tipo.

Ansioso – Ghosn nega ter cometido qualquer irregularidade, à medida que aguarda o julgamento por fraude financeira. “Eu vou comparecer ao meu julgamento não apenas porque sou legalmente obrigado, mas porque estou ansioso para finalmente ter a oportunidade de me defender”, disse Ghosn em comunicado no domingo.

“Eu não sou culpado das acusações feitas contra mim e estou ansioso para defender a minha reputação no tribunal”. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail