A revolução da Indústria 4.0

8 de junho de 2019 às 0h01

img
Crédito: Leo Lara

 Paulo Lapolli *

O século 21 vai exigir mudanças radicais nos processos de fabricação de produtos e serviços. A transformação digital representa o conjunto de mudanças que a tecnologia pode gerar em todos os aspectos da vida humana. Esse movimento começou praticamente no chão das fábricas com a automatização da linha de montagem de produtos.

Em 2011, durante um evento na cidade de Hannover, na Alemanha, foi cunhado o termo Indústria 4.0, dando início a 4ª Revolução Industrial. Esta quebra de paradigma não representa mais uma questão sobre o que realmente deve acontecer, mas de quando irá acontecer.

Para responder a essas questões basta abrir os olhos e ver o que estamos vivendo neste exato momento. A utilização de tecnologias inovadoras e disruptivas como a internet das coisas, sistemas ciberfísicos, big data, computação em nuvem, realidade aumentada, entre outras, vem sendo discutida e implantada nas empresas com a finalidade de produzir mais e com maior qualidade. Estas tecnologias estão conectando máquinas, processos e pessoas em uma gigantesca rede de informações. 

Imagine um cenário onde máquinas conversam com máquinas e com pessoas, sistemas trocam informações em tempo real, decisões são tomadas de forma mais segura. Este é o novo campo que está sendo cultivado e que irá produzir transformações radicais na vida das pessoas. Esta grande rede de sistemas conectados vai incluir você também, que poderá usufruir de todo o potencial que a Indústria 4.0 tem a oferecer.

Neste cenário de ficção científica muitos empregos deixarão de existir. Em contrapartida, serão criadas centenas de funções novas que você nem imaginaria que um dia poderiam existir. As novas funções vão necessitar de novas competências e habilidades por parte das pessoas e isto significa que teremos que nos atualizar de maneira contínua. As transformações no mundo físico, digital e biológico serão de deixar qualquer pessoa perplexa. Novos materiais, impressão 3D, sensores de frequência, blockchain e bioprinting farão parte da sua vida e baterão em sua porta antes do que imagina.

 *Coordenador de Sistemas de Informação da Faculdade Energia

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail