Transformação logística

10 de maio de 2019 às 0h01

img
Levantamento inédito realizado pelo Comitê de Métricas da camara-e.net traz um conjunto completo de indicadores que traçam um panorama do e-commerce no Brasil | Crédito: Divulgação

Jean Carlos Pereira *

As compras on-line, sejam individuais ou corporativas, ganham cada vez mais espaço no mundo atual. A praticidade do movimento, somada ao conforto de receber o produto em mãos, tem um valor inestimável para os consumidores de e-commerce. Mas, existe um aspecto nessa prática que ainda pode ser motivo de apreensão: a velocidade da entrega. As pessoas fazem uma compra on-line hoje e esperam receber os produtos em casa, se possível, em tempo recorde.

E é neste cenário ágil e veloz que a tecnologia surge para atender muito bem aos nichos de mercado que dependem, às vezes, vitalmente da velocidade de entrega, como é o caso da logística no ramo da distribuição de medicamentos, por exemplo. A tecnologia empregada nos processos operacionais de coleta, entrega, transporte e armazenagem dos produtos é o que tem promovido a grande transformação no setor logístico global. E existem muitas tecnologias diversificadas para atender a esta demanda.

Os veículos elétricos são uma opção tecnológica que trazem consigo muitos benefícios adicionais, pois, além de aumentarem a velocidade da entrega, porque desempenham mais velozmente que o diesel, ainda protegem o meio ambiente, sendo uma escolha muito mais sustentável. A IoT (Internet das Coisas) também aparece como uma opção tecnológica importante e que tem apresentado diversas possibilidades no campo dos veículos sem motorista, por exemplo. Esta tecnologia já está sendo usada amplamente e com muito sucesso para monitorar a saúde do veículo sob aspectos como pressão dos pneus, estabilidade, temperatura e umidade de carga; e isso é extremamente relevante para a logística de perecíveis.

Big Data é mais uma inovação tecnológica muito útil no mundo da logística, e vem sendo usado para o acompanhamento em tempo real do status do processo logístico. A IA (Inteligência Artificial), quando usada junto ao Big Data, interpreta os dados e não só prevê com precisão os próximos passos de uma entrega, como ainda constrói um histórico real para planejamentos futuros.

As opções de tecnologias que o seu negócio pode empregar no âmbito logístico são vastas e estão à disposição; deixar de utilizá-las pode trazer consequências negativas a longo prazo.

  • Sócio e CTO da Lincros

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail