Reinaldinho e Rubão tomam posse nesta sexta-feira (6) na CMBH
Os vereadores Rubem Rodrigues de Oliveira Junior, o Rubão (Podemos), e Reinaldo Oliveira Batista, o Reinaldinho (PSDB), tomam posse durante reunião ordinária na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), nesta sexta-feira (6). A convocação para a posse ocorreu após o Legislativo da Capital receber ofício do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) na quarta-feira (4), comunicando a diplomação dos dois vereadores em decorrência da retotalização dos votos das eleições municipais de 2024, realizada a partir da cassação de Lucas Ganem (MDB) e Leonardo Ângelo (Cidadania).
Natural de Belo Horizonte, Rubão nasceu em 1976 e já foi vereador entre 2021 a 2024, quando recebeu 3.788 votos. Nas eleições de 2024, ele concorreu e obteve 7.970 votos, ficando como suplente. No início de 2026, ele foi empossado para substituir Lucas Ganem, que havia pedido licença de 121 dias do cargo em meio à investigação de denúncia que pedia a cassação de seu mandato por infração político-administrativa. O novo vereador se comprometeu a atuar, especialmente, para fortalecer projetos sociais, esportivos e culturais, promovendo oportunidades, cidadania e qualidade de vida para crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. Rubão também destacou que vai ampliar políticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Leia também: Por que, mesmo sem eleições municipais, a CMBH terá quatro novos vereadores?
Reinaldo Oliveira Batista, o Reinaldinho, nasceu em 1977, na capital mineira. Pós-graduado em gestão pública, ocupou o cargo de subsecretário de Gestão Descentralizada na Prefeitura de Belo Horizonte, e também foi secretário municipal de Administração Regional (Nordeste) e gerente regional de Políticas Sociais em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além disso, Reinaldinho foi diretor de Regularização Fundiária e Controle Urbano na Urbel. Ele atuou como vereador, por apenas três meses, em outubro de 2020, quando era suplente de Ronaldo Batista, que foi preso por suspeita de estar envolvido em um assassinato. Nas eleições de 2024, Reinaldinho recebeu 5.076 votos. Ele destacou que sua principal bandeira será a área social, principalmente as pautas envolvendo os idosos e aqueles que cuidam dos idosos. Outra pauta de destaque é a habitação popular.
No último dia 29 de outubro, O TRE-MG realizou audiência de retotalização de votos ao cargo de vereador das eleições municipais de 2024. Com o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, Rubão e Reinaldinho foram diplomados pelo tribunal. A retotalização de votos ocorreu por causa das cassações dos mandatos de Leonardo Ângelo e Lucas Ganem.
No caso de Ganem, o TRE-MG confirmou a decisão de primeira instância que reconhecia fraude relacionada à transferência do domicílio eleitoral, argumentando que o endereço indicado por ele é moradia de outras pessoas. Já a cassação de Leonardo Ângelo aconteceu por ter recebido recursos não declarados da campanha de um candidato a prefeito pelo Republicanos, partido diverso ao do candidato cassado, e por compra de apoio político por oferta de futuro emprego a uma candidata que também concorria ao cargo de vereador. A cassação de seu mandato foi decretada pelo juiz eleitoral e confirmada pelo TRE-MG.
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - PRIMEIRA CONVOCAÇÃO BANCO SEMEAR S.A.
- RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2025 CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS S/A
- AVISO DE LICITAÇÃO – REPUBLICAÇÃO PROCURADORIA GERAL DE JUSTICA DE MINAS GERAIS
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - REALIZADA EM 30 DE OUTUBRO DE 2026 VILASA CONSTRUTORA LTDA
Ouça a rádio de Minas