“Carnaval nos Centros Culturais” agita a Capital

Dez espaços oferecem uma programação muito variada, de hoje até o dia 8 de fevereiro

26 de janeiro de 2024 às 5h08

img
Crédito: Mayara Laila

Alinhada às celebrações da folia momesca da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), uma série de atividades gratuitas, que integram o Circuito Municipal de Cultura, será realizada nos centros culturais. O “Carnaval nos Centros Culturais” acontece a partir de amanhã e até 8 de fevereiro, em dez espaços da cidade, com uma programação que inclui apresentação da Velha Guarda Baluartes do Samba e Bailinho de Carnaval, além de oficinas de percussão, de adereços e de máscaras carnavalescas, entre diversas outras atividades. Integra também a programação de Carnaval descentralizado da cultura o show do Bloco Magnólia (foto) no Quinta no Raul.

Um dos pontos altos da programação é o “Baile de Carnaval do Centro Cultural Lindeia Regina”, que recebe o show da Velha Guarda Baluartes do Samba no dia 3 de fevereiro, sábado, às 19h, no bairro Lindeia. Formado em 2000, o grupo é composto por sete renomados bambas da velha guarda que decidiram se unir para difundir ainda mais o samba mineiro no cenário nacional: Nonato do Samba, Fabinho do Terreiro, Lulu do Império, Bira Favela, Raimundo do Pandeiro, Paizinho do Cavaco e Evair Rabelo. Estes sambistas têm entre 30 a 45 anos de atuação no samba de Minas Gerais e, alguns, como Nonato do Samba e Raimundo do Pandeiro, possuem experiência internacional. Além de intérpretes, muitos são compositores, como no caso de Fabinho do Terreiro – que tem obras gravadas por Zeca Pagodinho, Agepê e Neguinho da Beija-Flor. A entrada para o show é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.

Outro destaque é o Bloco Magnólia, que se apresenta, em sua formação de banda, no dia 8, quinta-feira, às 20h, pelo projeto Quinta no Raul, do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. Integrando a programação do já tradicional “Carnavalzinho do Teatro Raul Belém Machado”, o grupo musical mineiro traz a estética do jazz na musicalidade e na corporeidade, se referenciando nos cortejos de second line de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Surgido em 2014, como bloco de Carnaval, em Belo Horizonte, o Magnólia compreende seu espaço também como banda em formato brass band que circula por grandes festivais. Atualmente, é o único no Brasil a pesquisar esse estilo, além de trazer à cena sua referência à produção artística negra.

Bailinho

Ainda para quem gosta de dançar, o “Bailinho de Carnaval do Centro Cultural São Geraldo” contará com a apurada seleção musical da DJ Fê Linz no dia 7, quarta, a partir das 9h. Nome conhecido da cena mineira, DJ Fê Linz atua principalmente com o material musical que foi produzido nas décadas de 1960 a 1990 e essa variedade musical, por ser extremamente ampla, permite que ela ofereça um cardápio de tendências e estilos que são separados por décadas. Uma verdadeira alquimia musical que promete agitar a pista de dança. A entrada é aberta ao público, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.

Quem abre o Carnaval nos centros culturais é o Coletivo Mar de Morro, que realiza uma vivência-show percussiva com o público amanhã, às 14h, no Centro Cultural Pampulha; e no dia 30, terça-feira, também às 14h, no Centro Cultural Zilah Spósito. Intitulada “A influência pernambucana na percussão mineira”, a atividade aborda os cantos, batidas e mitologias do Coco de Roda e do Maracatu de Baque Virado, bem como os ecos da musicalidade dessas referidas manifestações da cultura popular pernambucana em terras mineiras. O grupo percussivo mistura, ainda, poesia, dança e história com cantos de domínio público de outras manifestações da cultura popular brasileira, como Bumba Boi, Tambor de Crioula e Reinado. Não é necessária inscrição prévia para participar.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail